Em alusão ao Dia da Consciência Negra, o Farol da Educação, que é gerido por uma parceria entre Estado e município através das gestoras Andrezza Damasceno e Lyanna, realizaram uma oficina de Turbante com os alunos do Centro de Ensino Inácio Passarinho, escola da rede estadual. Uma roda de conversa também tratou sobre a temática que dá visibilidade à cultura afrobrasileira.

“Esse momento de comemoração ao dia da consciência negra é muito especial, pois minha família é de origem africana. Eu acho que esse tipo de evento deveria acontecer sempre, para assim combatermos o preconceito. Relativo a oficina de Turbante, achei bem legal pois é muito bonito, minha vó usa e acho super legal”, disse Luis Carlos, aluno.

Alunos de outras instituições participaram da palestra e comentaram sobre a temática abordada, a exemplo de Natasha Maria da Unidade Escolar João Lisboa. “Essa iniciativa é muito boa. A coordenação do Farol do Saber está de parabéns pela atividade em alusão ao dia da Consciência Negra. E, ainda tivemos a oportunidade de participar de uma oficina de Turbante, agora conheci a origem e tudo sobre esse assessório interessante e bonito”, destacou.

“Nós trabalhamos essa temática onde atuamos no combate ao racismo e a conscientização sobre o combate a qualquer tipo de preconceito. Para tanto, demonstramos na nossa fala que todos nós temos obrigações e precisamos observar certas peculiaridades, e esse foi um momento propício para discutirmos e orientar os alunos sobre essa prática que não é boa e indevida para uma sociedade como a nossa”, frisa Maria do Socorro Nogueira, auxiliar de alfabetização.

 

A coordenação destacou o quanto é importante lembrar e valorizar a cultura afrobrasileira no Brasil. “Resolvemos fazer um momento alusivo com pessoas falando sobre a Consciência Negra, oficina de turbante e informações importantes sobre como podemos contribuir para combater práticas como a do preconceito. Aproveitamos ainda e fizemos uma oficina de Turbante, na qual os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, usar o turbante e saber da sua origem, foi um encontro proveitoso”, lembra Andrezza Damasceno, coordenadora do Farol da Educação.

O evento contou ainda com a participação do Movimento Crespo e Cacheado, por meio de Taciana Cardoso e Jeverson Brito falando sobre o uso de técnicas em penteados utilizados e formas de fazer o Turbante.