Seguindo com a Campanha Novembro Azul, na manhã desta quarta-feira (23) as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Vila Arias, Vila São José, Eugênio Coutinho e Povoado Santo Antônio realizaram atividade alusiva a campanha para o público masculino.

O coordenador de Saúde do Homem, Erick Bezerra, destacou a principal expectativa das ações da Campanha. “A principal expectativa da campanha é alcançar cada vez mais o homem caxiense, mostrar para ele o quanto é importante cuidar da sua saúde e trazer esse homem para dentro da Unidade Básica de Saúde, que é exatamente onde começa as medidas preventivas, mas é onde ele menos frequenta. Durante a campanha Novembro Azul, além de fazer um alerta aos homens, queremos fazer com que eles cuidem cada vez mais da sua saúde”, disse.

Nas atividades são ofertadas consultas com equipe multiprofissional, testes rápidos, aferição de pressão arterial, atividade laboral, ações de educação em saúde, como palestras e orientações sobre doenças crônicas e câncer de próstata, pênis e boca.

Isadora Sayonara, acadêmica de enfermagem, que auxiliou a atividade da campanha, destacou algumas informações repassadas. “Foram dadas informações sobre câncer de boca, pênis e próstata, hipertensão, diabetes, saúde mental, que também é muito importante para os homens, pois são as doenças mais prevalente nesse público. É muito importante que eles saibam os fatores de risco, causa e sintomas, pois quando eles sentirem alguma coisa, venham ao posto de saúde para fazer tratamento, além disso também falamos de alimentação saudável e prática de atividades físicas”, contou.

José Sousa, de 71 anos, participou da atividade da campanha e elogiou. “Foi uma palestra muito boa, gostei demais”, finalizou.

“Hoje em dia, não só em relação ao câncer de próstata, mas em todas as doenças, é importante termos uma vida mais saudável, evitar o sedentarismo e praticar exercício físico. Eu falei sobre o exame do toque retal, que gera um preconceito muito grande nos homens, mas existem outros métodos não tão invasivos que são fáceis e rápidos de serem feitos e consegue se descobrir o tumor em uma fase inicial com mais probabilidade de salvar esse paciente”, explicou Leosk Pinto, médico da UBS Eugênio Coutinho.