Na última terça-feira (22), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Vila Paraíso, Luiza Queiroz e Povoado Nazaré do Bruno receberam as ações da Campanha Novembro Azul. As equipes da unidades ofertarem consultas, testes rápidos, aferição de pressão, além de orientações e palestras sobre câncer de próstata, de boca, pênis e doenças crônicas.

Francisca Thaynara, enfermeira da UBS Luiza Queiroz, destacou que a atividade estimula a ido do homem aos serviços de saúde. “A gente percebe que nas consultas, os pacientes frequentes são mulheres, e essa atividade do Novembro Azul é muito importante pois estimula o homem a vir até a unidade para estar se consultando. Percebemos que o homem tem uma grande dificuldade de estar se cuidando, e nessa ação a gente busca instigar de forma didática, seja através de informações ou de palestras, para buscar esses pacientes homens para vir até a unidade, pois é muito importante se prevenir”, disse.

A dentista, Camila Roxo, contou sobre o tema abordado na palestra. “Falei um pouco sobre o câncer de boca, que geralmente afeta homens, a partir dos 45 anos de idade. Os principais fatores de risco desse câncer é o uso de bebidas alcoólicas e do fumo, além da higiene. Precisamos atentar aos homens sobre o sinais e fatores de risco, para diminuir a incidência de câncer de boca”, ressaltou.

“A palestra foi boa demais para a gente, agora vou marcar a consulta e repetir os exames. Ouço muito falar sobre homens que morrem de câncer, por isso a pessoa que sente algum sintoma tem que se prevenir”, frisou Raimundo Rocha, usuário.

José de Arimateia, agente comunitário de Saúde da UBS Vila Paraíso, ressaltou a mensagem repassada ao público. “A mensagem é para que o público masculino se conscientize da importância de fazer o exame de próstata, além dos exames de rotina, de vir ao posto de saúde se consultar e ver se está tudo bem com ele mesmo. A gente não sabe o porque os homens não procuram os serviços de saúde, como as mulheres procuram, e quando procuram já é tarde demais. Transmite aqui uma mensagem de otimismo e sobre a importância deles se cuidarem pois viver é importante”, finalizou.