A Prefeitura de Caxias em parceria com o Governo do Estado, realizaram a entrega de 1.600 kg de sementes de milho, 600 kg de sementes de arroz e 1.200 kg de sementes de feijão, para ajudar os agricultores familiares de Caxias por meio do Projeto “Mais Sementes e Mudas”, uma ação do Governo do Estado do Maranhão sob a coordenação da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA), em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) por meio da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (AGERP), cujo objetivo é fortalecer a agricultura utilizando sementes e mudas melhoradas com elevado potencial genético, propiciando o aumento da produtividade das culturas para elevar o nível de renda dos agricultores às famílias.

“O projeto é uma grande articulação para distribuir sementes da agricultura familiar de alto teor nutricional e germinativo, são sementes que vão dar capacidade de produção aos trabalhadores e com certeza garantia de renda a eles” destacou José Antônio Heluy, secretário da SAGRIMA.

”Essa entrega de sementes veio justamente trazer maior estrutura para nossos agricultores, são insumos que o Governo do Estado tem disponibilizado e que depois iremos fazer o monitoramento desse plantio para certificar o aumento da produtividade”, pontuou Loroana Santana, presidente da AGERP.

“Essas sementes que os agricultores vão plantar são insumos de qualidade geneticamente modificadas, fazendo com que o produtor tenha esse ganho de produção”, esclareceu Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio.

O Projeto Mais Sementes e Mudas vai incentivar à produção de culturas que vão ter repercussões durante o ano todo: feijão, arroz, milho, mandioca, hortaliças e frutíferas em geral, introduzindo novas tecnologias a fim de garantir a continuidade da produção e consequentemente o aumento da produtividade e a rentabilidade média do produtor, desmistificando a produção desses cultivos vinculados apenas à agricultura de subsistência.

“Chegou em boa hora, estou muito satisfeito em ganhar essas sementes, pois vai nos ajudar bastante, já que esse ano o clima é favorável para a plantação”, Joaquim Oliveira, agricultor do povoado Usina Velha.

“Participei do lançamento do Projeto Mais Sementes, uma parceria da Prefeitura de Caxias com o Governo do Estado. A ação tem o objetivo de fortalecer a agricultura e elevar o nível de renda dos agricultores familiares”, destacou Zé Gentil Neto, secretário adjunto de Urbanismo que na ocasião representou o Prefeito de Caxias, Fábio Gentil.