A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres em parceria com o Serviço Nacional da Indústria e o Serviço Social da Indústria (SESI/SENAI), encerram a 4ª turma do curso de Introdução à Produção de Lanches Diversos. Foram aproximadamente 1 mês de atividades teóricas e práticas que possibilitaram a aplicação de todos os conhecimentos adquiridos.

“Quero agradecer a Secretaria da Mulher e o SESI/SENAI e quero deixar um grande abraço para as nossas alunas. As mulheres aprenderam tudo muito rápido. Sentirei muitas saudades. Muito obrigado”, disse Raynara Sousa, instrutora do curso.

“Eu fico muito feliz em ver mulheres empoderadas preparadas, elas passaram pela etapa da preparação e agora chegou a hora de ganhar dinheiro. Estamos aqui para colaborar”, disse Cynthia Lucena, vereadora do legislativo caxiense.

Ao longo do processo as quatro turmas que passaram pelo curso aprenderam a produzir lanches, como: bomba, pastel, coxinhas, sanduíches naturais, sucos e pães, dentre outros. Ao todo, a parceria contemplou 120 mulheres que foram capacitadas para ingressar no mercado de trabalho, seja como funcionárias, ou mesmo como empreendedoras de seus próprios negócios.

“Nós aprendemos e estamos saindo daqui especialistas em lanche, coisa que eu não imaginava. Nós vamos dar continuidade. Muito obrigada por este momento”, disse Marlizete, uma das integrantes do curso.

“É importante ver essas mulheres chegando ao final do curso, elas estão satisfeitas. Mesmo com todo o desafio, elas vão poder gerar renda para suas famílias. Isso significa uma política pública sendo executada no município”, destaca Taciana Cardoso, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

“Foi um aprendizado muito rico. É uma coisa que a gente aprende e nunca esquece. Eu agradeço a Deus, irei aumentar minha renda em casa. Foi muito bom”, reforça Maria Raquel, aluna do curso.

O curso foi ofertado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e o Serviço Nacional da Indústria e o Serviço Social da Indústria (SESI/SENAI), com o apoio da Câmara Municipal de Caxias, através do presidente, Teódolo Aragão. A ação fez parte das ações alusivas à Campanha Outubro Rosa, que também trabalhou o empoderamento das mulheres participantes.

As mulheres participantes tinham a partir do 6° ano do Ensino Fundamental e idade a partir de 16 anos. O curso ofertado teve duração de 40 horas-aulas e buscou fomentar empreendedorismo feminino. Algumas mulheres inclusive já iniciaram vendas de produtos na Feira Gastronômica.

“Quando a gente quer, a gente faz. Nós temos uma regional muito grande para atender muitos municípios. O SENAI se sente lisonjeado por ter a oportunidade de qualificar todas vocês”, destaca Adilson Reis, gerente do SESI/SENAI.

“Cada uma das alunas sabem dos desafios que tivemos para promover esse curso. Hoje estamos concluindo o curso. Quero agradecer a Deus a oportunidade de estarmos realizando este curso. É muito gratificante, tudo que a gente faz com amor, o reconhecimento vem. Não foi fácil, mas conseguimos. Fizemos parcerias e deu tudo certo. Quero aqui deixar a mensagem do Prefeito Fábio Gentil, que deseja sucesso a cada uma de vocês”, destaca Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para a Mulheres.