Em uma ação conjunta, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Pirajá e Tresidela ofertaram serviços de saúde para os homens da comunidade, em alusão a Campanha Novembro Azul, nessa quinta-feira (24). Além dessas, as UBSs Salobro, Cristino Cruz e Povoado Chapada também realizaram ação da Campanha.

Na oportunidade, as equipe multiprofissionais, formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e dentistas, ofertaram consultas, testes rápidos para covid-19, HIV, sífilis e Hepatites B e C, aferição de pressão arterial e glicemia, e orientações sobre prevenção.

João Paulo, enfermeiro da UBS Pirajá, ressaltou que a saúde do homem é trabalhada durante todo ano. “Trabalhamos o ano inteiro a saúde do homem, mas tiramos esse mês para destacar e intensificar as ações relacionadas ao homem, em que a gente assiste ele de forma integral, não só falamos de câncer de próstata”, disse.

“É uma campanha muito importante porque os homens são um público que acabam tendo um pouquinho mais de resistência em buscar os serviços de saúde, a gente trazendo esse público para nossa unidade, estamos estabelecendo um melhor vínculo e melhor aderência ao rastreamento dessas doenças que tem surgido na população masculina”, ressaltou o médico, Bruno Guilherme.

Jalison Soares, dentista UBS Tresidela, destacou sobre a resistência dos homens em procurar os serviços de saúde. “A gente sabe que os homens culturalmente tem uma resistência maior em procurar os serviços de saúde. Nós estamos voltando a nossa atenção para a necessidade do homem se preocupar um pouco mais com sua saúde, principalmente para a prevenção”, contou.

“Hoje nossa ação foca na saúde do homem como um todo, desde prevenção ao câncer de próstata e outras doenças, como hipertensão e diabetes. Hoje estamos fazendo atualização dos exames de rotina, realização de glicemia e aferição de pressão arterial, vacinação, consultas com equipe multiprofissional e ação educativa”, finalizou Anivia, médica da UBS Tresidela.