A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico abriu oficialmente nessa sexta-feira (25), o Natal Iluminado de Caxias (MA). A magia natalina segue até 6 de janeiro de 2023.

A programação começou no Morro do Alecrim, em frente ao Memorial da Balaiada com o Tambor de Crioula Menino Deus e o Quarteto de Cordas OST de Teresina (PI). Logo depois, uma bênção católica foi realizada no Presépio Municipal montado entre as ruínas da Balaiada e o Memorial da Balaiada, momento em que a família Machado, que guardou por um ano a imagem do menino Jesus, recolocou no presépio a imagem, simbolizando o início de uma nova tradição na cidade. A cerimônia foi conduzida pelo Padre Sebastião, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Trezidela.

“A tradição do Menino Jesus é de muita importância para todos, pois assim nós podemos dar continuidade ao que ele veio fazer na terra. Ele sofreu e se entregou para salvar a humanidade. O exemplo de vida dele nos impulsiona a sermos melhores cada dia”, disse Edna Machado, tutora da imagem de Cristo.

“Acho que é uma maneira bonita de celebrar este momento, e a melhor forma de começar essa festa é abençoando e rogando as bençãos de Deus. Estive aqui ano passado e estou este ano e quero parabenizar a iniciativa do prefeito Fábio Gentil”, destaca Daniella, deputada estadual.

“Eu estou aqui mais uma vez participando do Natal Iluminado, consigo lembrar de todos os anos. Hoje como deputada federal eleita, quero dizer que vamos levar o nome de Caxias e todos os pontos positivos que a nossa cidade tem para Brasília, para que Caxias seja reconhecida em todo o Brasil”, disse Amanda Gentil, deputada federal eleita.

“Jesus Cristo é o centro de toda a nossa vida, e nada melhor do que iniciar o Natal Iluminado retratando o nascimento de Cristo. Hoje o padre faz a benção do presépio e ele fica a disposição das pessoas, assim como todos os outros atrativos do Natal desse ano”, destacou Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“O Natal é família, é o resgate do amor ao próximo, é o respeito, e nós propomos isso no município de Caxias. Quando colocamos a peça do acendimento das luzes, a gente resgata o pai, a mãe, as crianças e esse amor fraternal faz com que o amor seja restabelecido e voltamos a viver um dos principais mandamentos de Deus, que é Amai-vos uns aos outros”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

A benção e inauguração do Presépio Municipal foi prestigiada pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil; a deputada estadual Daniella e a deputada federal eleita, Amanda Gentil. Vereadores, secretários municipais e a sociedade civil também marcaram presença ao momento religioso que remonta ao verdadeiro sentido do Natal, que é o nascimento de Cristo.

Em seguida às 19h, no Centro de Caxias, foi realizada a apresentação do espetáculo Magia do Natal, que aborda o tema “A verdade vem do coração” com a encenação de uma peça de 30 minutos para uma multidão de pessoas, tanto caxienses, quanto pessoas que vieream de outros municípios prestigiar o momento mágico do Natal caxiense.

Logo após a apresentação do espetáculo Magia do Natal, se apresentou no palco do Natal Iluminado, instalado em frente ao Centro de Cultura, Fernando de Carvalho, diretamente de São Luís (MA), que trouxe um repertório natalino eclético, encantando os corações dos caxienses.

“Quando se fala em Natal no Maranhão, automaticamente se pensa em Caxias, uma beleza que está virando tradição, vindo pessoas do Maranhão e de outras cidades para conhecer. Isso representa um trabalho de continuidade e que beneficia a cultura. Quero agradecer a gestão municipal pelo convite”, disse Fernando de Carvalho, contratenor.

Mas as crianças, estavam mesmo a espera da Fábrica dos Sonhos com diversos personagens infantis com o “Natal do Mickey – O mundo encantado”. Elas não resistiram e interagiram com os pernagens que fazem a alegria de todos nos desenhos animados, encerrando a primeira noite do Natal Iluminado de Caxias.

“Muito legal o Natal Iluminado. O prefeito está de parabéns por trazer uma festa bonita como essa”, disse James Dean, espectador.

“A cada ano tem uma surpresa a mais. Eu trouxe minhas três filhas e elas ficaram maravilhadas. Todos estão de parabéns, é um encanto”, disse Raissa da Silva, espectadora.

Esta é a 6ª edição do Natal Iluminado, que já está no calendário turístico do Nordeste como um dos maiores eventos de Natal. Este ano o tema do Natal Iluminado é “A luz que vem da gente”, e cumpre o seu verdadeiro sentido que é promover o desenvolvimento social, cultural e econômico por meio de atividades culturais e de lazer, propiciando a comercialização de trabalhos manuais e artesanatos ao som de shows musicais, apresentações de dança e teatro por artistas locais, dentre outros.

O Natal Iluminado é promovido pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico e conta com o apoio das secretarias municipais de Infraestrutura, Adjunta de Urbanismo, Adjunta de Transportes, Limpeza, Trabalho, Governo, Adjunta de Obras, Assistência e Desenvolvimento Social, Mulher, Educação, Ciência e Tecnologia; Meio Ambiente e Defesa Civil, Segurança (Guarda Municipal), Ouvidoria, Secretarias de Governo e Articulação Política, Assessoria de Comunicação (ASCOM), dentre outros setores.