Nesse sábado (26), aconteceu o encerramento oficial da Campanha Novembro Azul, que trabalhou durante o mês de novembro a conscientização e ações de saúde para homens de Caxias. A atividade de encerramento aconteceu no Mercado Central do município, onde foram ofertados atendimentos médico, de enfermagem, odontológico, nutricional, fisioterapêutico e com profissional de educação física, além de vacinação, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, aferição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre prevenção de câncer de próstata e pênis, doenças crônicas, hábitos saudáveis e prática de atividades físicas.

Durante todo o mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Coordenação de Saúde do Homem, realizou atividades de educação em saúde, além de ofertarem atendimento com equipe multiprofissional em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), unidades hospitalares, empresas públicas e privadas, escolas e praças públicas. O objetivo da Campanha Novembro Azul foi conscientizar a população masculina da importância do cuidado com saúde e aproximar esse público dos serviços de saúde.

Erick Bezerra, coordenador de Saúde do Homem, fez um balanço sobre a Campanha. “Foi um mês muito intenso, até um pouco cansativo, mas quando olhamos os resultados das ações e o quanto os homens tem tentado se cuidar, tem buscado e perguntado sobre os serviços, isso nos traz uma satisfação gigante. Todo os esforços que fazemos desde a programação até a logística montada, quando vemos muitas pessoas buscando atendimento, isso nos faz feliz e nos torna pessoas mais humanizadas”, disse.

Frank Sinatra Silva, diretor do Mercado Central, relatou a importância das ações na unidade. “A Secretaria de Saúde nos procurou para essa parceria trazendo esse grande trabalho ao Mercado Central de Caxias. Os feirantes e comerciantes são muito ocupados, por isso temos que trazer esses serviços até eles”, disse.

Ribamar Braga, empreendedor, aproveitou a ação e fez um alerta aos homens. “É de grande importância para nós homens depois dos 40 anos nos cuidarmos, principalmente em relação ao câncer de próstata, pois é um câncer muito perigoso. Hoje ter essa equipe cuidando da gente é muito bom, agradeço muito”, agradeceu.

A acadêmica de enfermagem, Jorlana Rocha, auxiliou na ação de encerramento e falou da gratidão de participar do momento. “Sinto-me grata por ter sido chamada para fazer parte desse momento, pois é muito enriquecedor para o nosso conhecimento e para o contato com o público, sabemos que enfermeiros precisam estar em contato com a comunidade para desenvolver um bom trabalho”, destacou.

“Essas Campanhas facilitam muito a nossa vida, pois trabalhando aqui quase não temos tempo para cuidar da nossa saúde, por isso achei ótimo esse momento”, finalizou Rita de Cassia, permissionária.