A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), vai realizar nesta quinta-feira (1º) a abertura oficial da Campanha Dezembro Vermelho, mês de prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A ação vai acontecer no auditório da Prefeitura de Caxias, a partir das 8h. Depois da abertura, será realizada realizada uma Blitz de Prevenção e outras atividades de educação em saúde.

No Brasil, a Campanha Dezembro Vermelho foi instituída pela Lei nº 13.504/2017 e tem como objetivo chamar a atenção da população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além de destacar a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.

De acordo com dados de 2021 da UNAIDS, mais de 38 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo. Em Caxias, desde a fundação do CTA em 1998 foram detectados 1.443 casos da doença, sendo 998 de pessoas que moram em Caxias e 445 de pessoas de municípios da região. O SAE trabalha em parceria com o CTA ofertando assistência ambulatorial para pessoas com HIV, Hepatites Virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, fundado em 2005, já atendeu mais de 800 pacientes.

Além do HIV/Aids, as principais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), são: Herpes genital, HPV, sífilis, gonorreia, clamídia e Doença Inflamatória Pélvica (DIP). Todas elas possuem tratamento que melhoram a qualidade de vida do paciente, além de interromper a cadeia de transmissão dessas infecções.

Em Caxias os testes rápidos para o diagnóstico e tratamento do HIV/Aids e outras ISTs é oferecido pelo CTA/SAE, localizado na Rua Santo Antônio, SN, Campo de Belém e pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo município.