O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias (SAAE), engenheiro Arnaldo Arruda, participou da reunião do Conselho Diretor Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), em Brasília.

A Associação possui 15 diretorias, na qual uma delas, a diretoria de assistência aos municípios é ocupada pelo diretor do SAAE Caxias, escolhido em eleição para o mandato até 2025.

Durante a reunião, foram aprovadas as diretrizes do plano de ação da entidade para 2023. O plano vai focar em sete pontos prioritários que deverão constar de um documento que será entregue aos integrantes do novo governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

Os diretores da ASSEMAE entendem que o marco legal do saneamento deve garantir entre outras coisas, investimentos públicos no setor de saneamento básico. Para o presidente da ASSEMAE, Rodopiano Marques Evangelista, a questão da municipalização dos serviços de saneamento básico é outro ponto fundamental para garantir a boa prestação dos serviços. “Os municípios devem preparar desde já projetos de investimentos em saneamento básico para serem apresentados a partir do ano que vem ao novo governo para garantir a destinação de recursos públicos para o setor”, ressaltou.

Para o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda, a reunião é uma oportunidade de olhar para as demandas de cada região, sem esquecer da universalização do saneamento básico. “É momento para fortalecer o saneamento público em todo o país, já que somos representantes de diversos municípios brasileiros com atuação expressiva no setor. Caxias, por exemplo, já possui projetos de saneamento aprovados no Ministério do Desenvolvimento Regional visando a universalização para um período de 20 anos. Estamos levando para o SAAE Caxias as experiências de sucesso de outras entidades do saneamento e para isso contamos com o apoio da ASSEMAE”, enfatizou.