A 2ª etapa da Campanha de Encoleiramento de Cães para o controle do Calazar já percorreu quase metade dos bairros contemplados em Caxias. A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) ligada à Secretaria Municipal de Saúde segue realizando a 2ª etapa da Campanha de Encoleiramento de Cães para o controle do calazar em Caxias, onde os agentes de endemias percorrem de casa em casa para a troca das coleiras impregnadas com inseticida deltametrina a 4%, que repele o mosquito transmissor da doença. Na oportunidade, os animais que não foram encoleirados na 1ª etapa receberem o equipamento.

A 1ª etapa foi realizada de fevereiro a agosto de 2022, encoleirando 12.922 cães de 24 bairros: Campo de Belém, Salobro, Ponte, Fazendinha, Trezidela, Tamarineiro, Caldeirões, Fumo Verde, Itapecuruzinho, Luiza Queiroz, Vila São José, Volta Redonda, Vila Lobão, Vila Alecrim, Cangalheiro, Pai Geraldo, José Castro, Castelo Branco, João Viana, São Francisco, Seriema, Antenor Viana, Teso Duro e Centro. Com isso, a campanha atingiu 91% do total de animais preconizado pelo Ministério da Saúde.

O 2º ciclo que iniciou ainda em agosto, já percorreu 10 bairros: Ponte, Campo de Belém, Salobro, Trezidela, Fazendinha, Caldeirões, Tamarineiro, Fumo Verde, Luiza Queiroz e Itapecuruzinho, resultando em mais de 4.000 cães encoleirados. Atualmente, a ação acontece no bairro Vila São José.

O encoleiramento canino faz parte do Programa de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral do Ministério da Saúde. Na 1ª etapa, antes da colocação das coleiras, há um trabalho de testagem para calazar. A ação ocorre nas localidades com maior incidência da doença. A campanha é composta por 8 etapas realizadas a cada 6 meses durante 4 anos.