Nessa quinta-feira (01), a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) realizou a 4ª edição do Seminário de Integração e Motivação (SIM) para a Educação. A ação visa promover a integração dos setores da pasta e planejar ações a serem desenvolvidas pela gestão municipal.

“O SIM é um momento de integração para que a gente se sinta motivado. Nós atendemos ao público e a todos que nos procuram na Semect. Nós estamos com uma representatividade de alguns gestores e a gente vai repassar para eles. A Semect tem muitos setores e funções e a gente exerce dia a dia. E, estamos aqui repassando para eles o que a gente faz e queremos fazer melhor”, disse Dercy Silva coordenadora de Programas e Projetos da Semect.

“É a primeira vez que participo. É gratificante estar aqui conhecendo o trabalho de cada um. A gente tem essa parceria entre a Semect e as escolas. Por isso é importante conhecer cada trabalho para que facilite o trabalho dentro da escola”, disse Neide Leite, gestora.

“Hoje tivemos aqui a oportunidade de apresentar o que fizemos em 2022. O que se pretende realizar em 2023. Está sendo de muita produtividade, conhecemos o trabalho de cada coordenação”, frisa Sandra Costa, Coordenadora da Casa dos Conselhos de Caxias (MA).

“Tudo que se refere a educação é plausível. Educação é a base de tudo”, lembra Daniel Ribeiro, Jornalista.

Durante o dia, os trabalhos foram desenvolvidos no Centro de Treinamento João Paulo II, no Morro do Alecrim, onde diversos temas foram desenvolvidos. Pela manhã, 04 (quatro) painéis foram trabalhados: Currículo, Normatização e Políticas Educacionais/Censo Escolar; Modalidade de Ensino Público Municipal – Defesa dos Interesses Coletivos e Privados; Painel da Educação e o Projeto de Vida; E, o painel de Liderança, Finanças, Governança e Comunicação.

Houveram ainda mesas redondas: Boas práticas em educação; Programas e projetos inovadores – Laboratórios de ciências, matemática e robótica; Plantão Social; Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais; Centro de Referência em Atendimento Educacional Multiprofissional Especializado e Inclusivo a Pessoas com Deficiência; Programas e Projetos Inovadores – PDDE Interativo; Brasil Escola, Educação Conectada, PSE Escola; Projeto Girassol de Leitura; UAB Caxias (MA); PNATE, PENAE, SEJUR, Sala Verde; Banda Marcial Euterpe Cariman e Fanfarras Escolares.

“O SIM é para aquilo que acreditamos que seja o melhor. É um momento que nos deixa feliz, ao saber que a cada ano a educação de nossa cidade está melhorando. Além disso, podemos projetar o que pode ser melhorar, fazendo com que possamos ofertar o que e melhor aos alunos e a população de Caxias”, frisa Francisco Luciano Silva Gestor de RH e organizador do evento.

“O evento traz informações e experiências que todos tiveram ao longo do ano. E, essa integração, a coesão entre eles, faz com que a secretaria se desenvolva e faça um excelente trabalho para a população de Caxias”, destaca Darlan Almeida, vereador.

“O Seminário surgiu da necessidade imediata de todos os setores poderem compartilhar tanto o conhecimento que é produzido, quanto as atividades e ações que cada setor é responsável. Elaboramos o SIM para a educação, para que todos os servidores e representantes de todos os segmentos da educação para que possam nos ajudar, já que ele acontece ao final de um ano letivo para que possamos iniciar um novo ciclo de trabalho”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.