A Campanha Dezembro Vermelho, que será desenvolvida durante todo o mês alertando a prevenção ao HIV/Aids e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) foi iniciada oficialmente nesta quinta-feira (1°). A solenidade de abertura ocorreu no auditório da Prefeitura de Caxias (MA).

Na oportunidade, foram realizadas palestras sobre prevenção, diagnóstico e tratamento ao HIV/Aids e outras ISTs, orientações sobre realização de testes, além de distribuição de preservativos e autoteste de HIV.

A coordenadora do CTA/SAE, Kelma Bezerra, destacou que durante todo o mês o CTA/SAE vai realizar ações de prevenção no município. “Mais um ano de Dezembro Vermelho, mês de luta contra o HIV/Aids e outras ISTs, em que nós vamos estar ofertando várias ações. Nosso forte nessa campanha serão as blitz de prevenção para buscarmos o maior número de pessoas que estiverem ali no trânsito, onde iremos conversar com essas pessoas, distribuir preservativos, dando a mensagem de luta contra a Aids”, disse.

Lígio Brito, psicólogo do CTA/SAE, explicou sobre o autoteste de HIV. “O Ministério da Saúde lançou o autoteste para que toda população possa ter acesso, pois é um teste que você faz em casa, onde e quando quiser. No início, ele foi lançado para o segmento LGBTQIA+, hoje ele é aberto para toda população e está disponível no CTA aqui em Caxias”, frisou.

O tenente-coronel Mauricio, coordenador Regional do Pacto Pela Paz, esteve no evento e falou sobre a importância da Campanha. “Nós queremos evidenciar que essa campanha que se inicia hoje é muito importante dentro da nossa sociedade, onde não raras vezes nós vemos pessoas sendo contaminadas por esse vírus tão agressivo e que já se passam 40 anos desde sua descoberta. Nós queremos crer que as pessoas a cada dia sejam mais conscientes e se sensibilizem cada vez mais com o próximo, com aquele que foi diagnosticado e que o ajudem para que ele busque o tratamento e tenha uma melhor qualidade de vida. Hoje nós já dispomos de medicamentos excelentes, mas é bom lembrar que a prevenção é o melhor caminho”, finalizou.