A Programação do Natal Iluminado desse domingo (4) encantou os caxienses com cultura popular, visitações e músicas natalinas.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico apresentou em frente ao Memorial da Balaiada no Morro do Alecrim, a noite cultural com Reisado mirim Encanto dos Cocais, que neste domingo (4), completou 15 anos de fundação. A apresentação ocorreu ao lado do Presépio Municipal que está instalado ao lado das Ruínas da Balaiada e ao lado do Memorial da Balaiada.

“Hoje estamos comemorando 15 anos de existência. É muito bom a gente preservar a cultura de nossa cidade. Eu acompanho o Reisado desde pequeno e hoje temos orgulho de completar esses 15 anos”, disse Rafael dos Santos, coordenador do Reisado Mirim.

Segundo a tradição, os Santos Reis representam as autoridades, aqueles que têm posses, então quando eles saem dos seus reinos para estar na presença do rei dos reis, então eles se tornaram importantes para o cristianismo porque eles são as autoridades que tiveram a graça de contemplar o menino Jesus. O Dia de Reis ou Dia dos Santos Reis, é comemorado em 6 de janeiro, tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, que vieram do oriente, guiados por uma estrela.

“É uma cultura que se perpetua em nossa cidade. E, a gente prestigia bem o Reisado de nossa cidade, porque nós acreditamos na efervescência da nossa cultura raiz. E, trazer essa cultura para perto do Presépio tem todo um significado especial”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

No Centro de Caxias (MA), em frente ao Centro de Cultura, que se transforma na Fábrica do Papai Noel, teve a apresentação do Espetáculo Magia do Natal – A verdade vem do coração, na Fábrica do Papai Noel, com o show de acendimento das luzes da cidade. Logo depois, a Banda Círio de Natal, também fez uma bela apresentação.

Nosso projeto tem três anos e tem o intuito de trazer a devoção e a arte através da música para todas as pessoas. Eu quero agradecer ao Prefeito Fábio Gentil, Secretaria de Cultura, e ao Secretário Léo Barata por trazer esse momento onde nós que tocamos nas igrejas podemos apresentar o nosso trabalho”, disse Vitor Cantanhede, cantor.

O Papai Noel e personagens Pluto e Pica-Pau, fizeram a alegria das crianças e dos pais que aproveitaram para registrar tudo.

“É importante o Natal Iluminado porque deixa a cidade mais bonita. É um momento em que celebramos o nascimento de cristo. A cidade está muito bonita e aproveitamos para trazer as crianças”, frisa Raquel Barros, mãe.

A Banda Cristã Pai e Filha finalizou a noite com cânticos natalinos e mensagens de elevação espiritual.

É um projeto muito bonito e eu abracei e quero continuar por muito tempo, onde eu posso dividir o palco com meu pai”, disse Ivone Beleza, cantora.

É um prazer estarmos participando pelo segundo ano. O projeto Pai e Filha surgiu para mostrar a música católica e evangélica, para mostrar todos somos irmãos e estamos aqui para fazer um natal maravilhoso“, destaca Chico Beleza, cantor.