A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico possibilita que os caxienses possam conhecer de uma forma lúdica e mais ilustrativa a “Princesa do Sertão”. Com uma decoração diferenciada e iluminação especial, o Natal Iluminado desperta a curiosidade de caxienses e visitantes.

Escolas da rede municipal e estadual visitam o Complexo Turístico Balaiada com mais frequência nesse período. O Complexo Turístico da Balaiada é formado pela Praça Duque de Caxias, Memorial da Balaiada, Ruínas do Quartel da Balaiada e Mirante da Balaiada. Ou seja, em um mesmo espaço no Morro do Alecrim, os turistas e caxienses podem conhecer a história e prestigiar as belezas ao som de uma boa música ao vivo, que durante o Natal Iluminado todas as tardes das 17h30 às 18h30 na passarela do Mirante, tem sempre uma atração musical se apresentando.

Em um desses momentos, estudantes da escola Odolfo Medeiros visitaram as Ruínas, o Mirante e o Presépio Municipal e outros espaços acompanhados da diretora do Memorial da Balaiada, Mercilene Torres, que também é historiadora. Para a gestora escolar, Dalvenir Lima, o momento é oportuno para conhecer ainda mais sobre a história da cidade.

“Nós viemos conhecer o espaço que fala da nossa literatura, que conta a nossa história e a da Balaiada. Como tem o Natal Iluminado, a gente trouxe os alunos para destacar que nossa cidade é bonita e tem história”, disse Dalvenir Lima, gestora escolar do Odolfo Medeiros.

Na ocasião os estudantes estiveram acompanhados pela historiadora e diretora do Memorial da Balaiada, Mercilene Torres.

“Aqui já recebemos escolas de Bacabal e de Santa Inês e agora mais de 80 alunos da escola Odolfo Medeiros. Eles vieram visitar o Memorial da Balaiada com o intuito de conhecer mais sobre a literatura caxiense e as artes”, destaca Mercilene Torres, diretora do Memorial da Balaiada.

O Natal Iluminado de Caxias segue até 6 de janeiro de 2023. O Memorial da Balaiada, além de funcionar durante o dia também tem funcionamento durante a noite, onde todos os caxienses e visitantes podem apreciar toda a história e acervo com mais de 300 peças e documentos históricos.