Em Caxias (MA), profissionais da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) realizaram visitas às secretarias municipais e órgãos da gestão pública para convidar os funcionários a aderirem à Campanha Laço Branco, data que lembra o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A data é registrada no calendário mundial em alusão ao movimento “Laço Branco”, que reuniu homens em prol da defesa das mulheres no Canadá, desde 1991.

A ação também se insere na Campanha 21 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres, a data chama a atenção para a participação masculina na defesa das mulheres. Inclusive, nesse dia 6 de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) participaram de uma mobilização digital promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nas redes sociais sobre o tema.

O Dia Nacional da Mobilização dos Homens foi instituído no Brasil pela Lei n° 11.489/2007 com o objetivo de sensibilizar os homens para a eliminação das diversas violências que atingem as mulheres. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, dados da 3ª edição da pesquisa “Visível e Invisível: A Vitimização de Mulheres no Brasil” mostram que uma em cada quatro mulheres brasileiras (24,4%) acima de 16 anos de idade afirma ter sofrido algum tipo de violência ou agressão durante a pandemia de covid-19, ou seja, aproximadamente 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual em 2021.

O movimento Laço Branco criado em 1991, reuniu um grupo de homens canadenses que repudiavam a violência contra a mulher. Além do símbolo do Laço Branco, eles também adotaram como lema jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos diante dessa violência.

Em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a iniciativa #ElesPorElas (#HeforShe), que já reúne mais de dois milhões de ativistas de todos os gêneros para se manifestarem em solidariedade às mulheres. O objetivo é criar uma “força visível, destemida e unida pela igualdade de gênero”. De acordo com a ONU, os homens que participam da iniciativa estão trabalhando com as mulheres e entre si para construir negócios, criar famílias e oferecer suporte as suas comunidades.

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), tem trabalhado para que as políticas públicas estejam cada vez mais próximas das mulheres a fim de assisti-las e encerrar de vez a violência.