A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) inaugurou uma sala de leitura na UIM Maria Marques Coura, localizada no povoado Baú, no 1º Distrito de Caxias (MA).

A ação tem por objetivo motivar os alunos no processo de leitura e escrita e incentivar a criatividade, além de possibilitar as crianças, adolescentes e jovens a descoberta do universo da literatura. O momento de celebração contou com a presença da secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Ana Célia Damasceno acompanhada da equipe.

A aluna Sofia Gabriele de 6 anos falou sobre a alegria de fazer parte deste momento. “Estou muito feliz, ganhamos uma linda sala de leitura na escola. Fiz uma apresentação de uma história do livro do escritor Elizeu Arruda”, disse Sofia.

Já a aluna Agatha Graziela de Oliveira de 10 anos, destacou o exemplo do professor Elizeu Arruda pela sala de leitura na escola. “Hoje ganhamos uma sala de leitura completa, entregue pela gestão municipal. Outra coisa que gostei foi o que o escritor Elizeu falou, que no início era muito tímido, foi convidado para fazer uma peça e conseguiu apresentar e hoje é um grande escritor”, disse Agatha Graziela.

A professora da sala de leitura Joana Darc Santana, falou da emoção de receber esse presente. “Há muito tempo esperei por uma sala de leitura, e agora nos foi concedido essa sala que é um sonho. Estou muito feliz, agradecemos muito”, frisou a professora.

“É muito gratificante momentos como esses, primeiro inauguramos a nossa sala de leitura com a presença da nossa ilustre secretária Ana Célia Damasceno e da equipe da SEMECT e com a coordenadora da Educação do Campo, Isanisse Mendes e Francydalva Brito do Plano de Ações Articuladas (PAR). Além da inauguração da sala, tivemos apresentações valorosas e homenagens ao escritor patrono da sala de leitura, Elizeu Arruda, está tudo perfeito”, disse Fernanda Oliveira, gestora da UIM Maria Marques Coura.

A coordenadora da Educação do Campo, Isanisse Mendes, destacou as ações ocorridas no evento. “Primeiro teve as apresentações culturais e lúdicas e depois inauguração da sala de leitura. Grandes obras estão acontecendo na gestão junto à secretária Ana Célia que faz um belo trabalho na educação”.

Elizeu Arruda, professor e escritor falou da emoção de ser homenageado e ser patrono da sala de leitura. “Sem palavras para definir ter tantas pessoas importantes aqui para participarem desse momento iluminado. A sala de leitura é uma conquista para a contemplação do meu nome como patrono e professor homenageado. Estou muito feliz pelas lindas apresentações e carinho dos alunos, professores, gestão e da secretária de Educação em prestigiar momentos como esse de grande relevância para mim. Só tenho a agradecer e elogiar a todos pelo excelente trabalho”, frisou o escritor

Para a secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno, a sala de leitura é uma conquista para toda a escola.“Aqui só temos que nos alegrar, porque temos hoje mais uma sala de leitura, uma conquista proporcionada pelo nosso prefeito Fábio Gentil, nos gratificando com essa linda sala, que recebe como patrono o grande professor e escritor Elizeu Arruda. Aqui vimos lindas apresentações de atividades relativas aos livros do homenageado, trabalho maravilhoso dos professores e alunos. Agora é utilizar de forma criativa e inteligente esse espaço, que tem livros infantis e inovadores, assim como obras de escritores caxienses”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.