As novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegaram a Caxias em comboio pela BR-316 no fim da tarde dessa segunda-feira (12). Os novos veículos tiveram aprovação de envio por meio do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Maranhão e foram entregues a Prefeitura de Caxias e aos municípios atendidos pelo SAMU Regional Caxias (MA).

Ao todo, 9 ambulâncias foram recebidas pela gestão municipal. Além de Caxias que recebeu 2 ambulâncias, as cidades de Aldeias Altas, São João do Sóter, Matões, Parnarama, Buriti, Afonso Cunha e Duque Bacelar receberam 1 (uma) viatura suporte básico cada. Para a gestora regional de Saúde de Caxias, Rita Paz, foi um dia histórico e de conquistas.

“Em 2022 o SAMU Regional Caxias completou 17 anos tendo o município como sede central e hoje é motivo de agradecimento por essa renovação de frota após aprovação, pois para isso acontecer existem vários critérios como quilometragem e tempo de uso do carro. Eu só tenho a agradecer o apoio das instâncias federais, estaduais e municipais”, disse Rita Paz.

A notícia da vinda das ambulâncias para a regional Caxias foi dada em primeira mão pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil, em suas redes sociais nessa segunda-feira (12). O gestor municipal esteve em São Luís (MA) recebendo os veículos acompanhado da deputada estadual Daniella e da deputada federal eleita, Amanda Gentil.

“Hoje estamos recebendo 9 ambulâncias graças ao empenho das deputadas Daniella e Amanda Gentil, sendo 2 para Caxias e mais 7 sendo entregue para os municípios de Duque Bacelar, Aldeias Altas, São João do Sóter e Matões. É uma felicidade extrema saber que nosso compromisso é trabalhar para que a saúde seja melhorada cada vez mais”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

O diretor do SAMU Regional Caxias, Franklin Maranhão, realizou a entrega para os prefeitos, secretários municipais e representantes das demais cidades da região que vieram até Caxias receber as unidades móveis de saúde. “Essas ambulâncias são grandes conquistas. Estou muito feliz, pois não se trata apenas de carros novos, mas sim de instrumentos capazes de ajudar e auxiliar a salvar vidas, garantindo mais conforto e agilidade aos nossos socorristas e atendimentos mais completos e eficazes aos pacientes. Quero agradecer o empenho grandioso da deputada federal eleita Amanda Gentil, deputada estadual Daniella e do nosso líder político, Fábio Gentil”, completou.