As ações da Campanha Dezembro Vermelho, que fazem parte do mês de prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) continuam acontecendo no município. Nesta quarta-feira (14), a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, realizou atividade alusiva a campanha no Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão.

A atividade contou com palestras sobre as formas de prevenção ao HIV/Aids e outras ISTs, além de testagem, distribuição de preservativos e autotestes para HIV. A ação teve como público-alvo os colaboradores e usuários da unidade.

A coordenadora do CTA/SAE, Kelma Bezerra, destacou a parceria entre estado e município nas ações da Campanha Dezembro Vermelho. “Essa manhã é muito especial, pois estamos fazendo uma grande parceria com o Governo do Estado e há muito tempo almejávamos isso. É uma grande ação, onde iremos fazer um grande laço unidos contra o HIV ao longo do dia faremos testagem, aconselhamento, palestras e também estaremos distribuindo preservativos, tudo isso para servir a nossa comunidade”, disse.

Ermando Filho, diretor geral do Hospital Macrorregional de Caxias, frisou a importância da realização da atividade para reforçar o combate e a prevenção ao HIV e outras ISTs. “Mais uma ação conjunta entre o Governo Municipal e o Estadual. Hoje é o dia D do mês de combate ao HIV/Aids e iremos disponibilizar no Hospital Regional para a população e os colaboradores testes rápido para HIV e palestras educativas para que possamos acabar com o estigma da doença, que é grave mas fácil de controlar. Temos a satisfação de dizer que o Brasil e o Sistema Único de Saúde (SUS) evoluíram muito, tanto na prevenção quanto no tratamento com a distribuição gratuita dos antirretrovirais. O que nós queremos com essas campanhas e ações é falar de prevenção e acabar com o estigma da doença”, ressaltou.

José de Ribamar, usuários da unidade, assistiu a palestra e elogiou o evento. “É muito bom falar sobre prevenção, eu já trabalhei muito nessa área e sei a importância. Foi uma palestra muito valiosa, é um evento grandioso se falar em prevenção, principalmente do HIV”, finalizou.