A equipe da Secretaria de Educação de Caxias participou da VI FLIC em Codó (MA). O evento educacional nos moldes da Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (FLICT) realizada em Caxias (MA), foi prestigiado pela SEMECT, por meio da secretária Ana Célia Damasceno; a gestora de Memória e Cultura, Francigelda Ribeiro, pela coordenadora da Educação Multiprofissional, Fátima Sousa e a coordenadora do PAR, Francydalva Brito.

“Eu vejo a FLIC com bom intuito para aprendermos sobre literatura infantil e como diário de banana. Na feira tem vários livros e ainda terá atrações como o planetário, tudo é muito importante, pois até a secretária de Educação de Caxias veio prestigiar”, disse Arthur, aluno.

“A feira é muito importante, porque incentiva os alunos a praticarem mais a leitura, que no futuro vai ajudar muito” , frisa Ana Beatriz, aluna.

“A FLIC para mim é uma maneira de entretenimento, fazendo com que a criança e o adolescente se divirtam”, disse Takaki Miguel de 12 anos da Escola adventista.

O evento contou com vários stands com exposições de livros, serviços de saúde, dentre outros. “A VI edição da FLIC mostra a importância da feira como forma de incentivar e estender o ensino. Nós estamos com um stand trazendo vários serviços em saúde, para aproximar mais ainda a comunidade com a escola”, destacou Taynara Lima, secretária de saúde de Codó.

“Esse é um momento onde os professores podem estar de fato demonstrando a importância do que está sendo desenvolvido em sala de aula”, frisa Helen Alves, professora.

“A Feira mostra que estamos trabalhando a educação, na mesma equivalência entre o campo e a sede. Além disso, mexe com a autoestima em termos de estudos e nesse momento quem ganha é a educação codoense”, lembra Vando Gomes, professor.

“A FLIC é uma oportunidade de mostrar o que tem de melhor no sentido cultura, o educacional é um evento que apresenta o que a cidade tem de melhor”, frisa Elane Moraes, escritora.

A gestora de Memória e Cultura de Caxias, Francigelda Ribeiro, lembrou que a Feira de Codó é de suma importância para região. “Assim como a cidade de Caxias que tem a FLICT, Codó tem a FLIC. Cada Feira tem uma grande importância para região e quem ganha é a educação de forma geral e regional”, ressaltou Francigelda Ribeiro, coordenadora da FLICT de Caxias.

A secretária interina de Educação de Codó, Bárbara Letícia, destacou como a FLIC engrandece o ensino. “Esse é um momento que todas as escolas se mobilizam para estarem mostrando todos os trabalhos elaborados, que terão aqui uma troca de conhecimento, seja no lado literário, científico ou tecnológico. Esse é nosso objetivo, que haja troca de saberes. Além disso contamos com o planetário e também com o robozão. Aproveito para agradecer a secretária de Educação de Caxias, Ana Célia Damasceno, que é de grande valia para educação essa parceria entre as cidades”, lembra a secretária.

A secretária Municipal de Educação de Caxias, Ana Célia Damasceno, agradeceu ao convite e lembrou como os eventos educacionais engrandecem a região. “A FLIC é mais uma Feira Literária do Maranhão, Codó fecha com chave de ouro o ano letivo trazendo a feira com apresentações belíssimas e stands de livros, incluindo pessoas trabalhando com vendas de livros. Quero aqui parabenizar a secretária Bárbara Letícia pelo belíssimo trabalho e ao doutor José Francisco por acreditar na educação”, lembrou Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.