A equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD III realizou na manhã desta quinta-feira (15), uma confraternização em alusão ao Natal com os pacientes e profissionais da unidade. A iniciativa contou com a apresentação da Banda Lira Municipal, apresentação de canto feita por um paciente, pregação sobre o Natal e palestra com o psicólogo da unidade.

Nando Fernandes, coordenador do CAPS AD III, falou sobre a ação. “Estamos realizando hoje nossa festa de Natal com os internos para confraternizar os trabalhos que foram realizados durante o ano e acolher, pois aqui é a casa deles também. Hoje vamos nos abraçar, reviver o que passamos durante o ano e dizer que iremos estar juntos em 2023. Esse é um momento de festa”, frisou.

Amanda Costa, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), ressaltou a importância da comemoração de datas comemorativas para os pacientes do CAPS. “Os três CAPSs que nós temos em Caxias estarão fazendo ações de natal, justamente para trazer um momento que ressignifique para cada paciente. O CAPS tem a proposta de trazer humanização e dignidade para essas pessoas, então não podemos deixar passar essas datas alusivas. O Natal é um período que atinge todas as pessoas no mundo e esses pacientes também precisam se sentir envolvidos pela data”, disse.

“O apoio da família é muito importante nesse momento, principalmente no período natalino, pois é uma forma dele ficar bem”, finalizou Sandra Alves, mãe de paciente da unidade.