O Natal Iluminado de Caxias (MA) reuniu nesse fim de semana, um grande público que prestigiou as apresentações tanto em frente ao Memorial da Balaiada, quanto na Fábrica do Papai Noel. Neste domingo (18), teve música ao pôr do sol e a noite a cultura ganhou espaço com a Dança do Lili e Marujada de Natal.

“A presença da Dança do Lili e Marujada no Natal Iluminado é muito importante. Quero agradecer ao nosso secretário, Léo Barata e ao nosso prefeito Fábio Gentil, porque é uma oportunidade que eles estão dando ao nosso grupo em se apresentar”, disse Pelé, fundador da Dança do Lili em Caxias (MA).

A Dança do Lili é Patrimônio Cultural Imaterial de Caxias e está presente em todos os eventos culturais da cidade.

“Essa representação cultural é importante, porque estamos mantendo a nossa cultura e história. Estamos divulgando para além das nossas fronteiras que isso é o que precisamos”, frisa Joseneyde Ferreira, Presidente do Instituto Carvalho Jr.

O grupo Coco da Cutia trabalhou músicas autorais fazendo o Natal Nordestino. A proposta é valorizar a cultura regional.

“Esse grupo surgiu a partir de algumas dinâmicas. Cantamos músicas de rodas e cirandas, trazendo composições nossas e de grandes nomes da cultura nacional. A Dança do Coco é uma cultura regional, que ao saírem para o trabalho, cantavam essas canções. Tem momentos que a gente canta e as pessoas repetem, é um jogo”, disse Aliniê Moura, produtora cultural.

“A nossa ideia é poder diversificar trazendo nossa cultura para ser contemplada. Aqui no Memorial da Balaiada, nós valorizamos a cultura raiz e lá na Fábrica do Papai Noel as apresentações natalinas”, explica Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

A Fábrica do Papai Noel, instalada em frente ao Centro de Cultura, contou com diversas apresentações. Teve o show de acendimento das luzes do Natal com Espetáculo Magia do Natal; Espetáculo Natal para todos; Espetáculo Quebra Nozes; Grupo X – Show da Xuxa; Chegada do Papai Noel e o fechamento com o grupo gospel Quarteto Órion.