A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico realizou nessa terça-feira (20), durante a Cantata Natalina, com a presença do Prefeito de Caxias, Fábio Gentil e do secretário da pasta, Léo Barata, a entrega da certificação do Conselho Municipal do Turismo (COMTUR) de Caxias (MA). O momento contou com a presença de secretários municipais e do grande público presente na Cantata Natalina.

A nova composição ficará à frente do Conselho com representantes do poder público e da sociedade civil no biênio 2023/2024. Fazem parte do Conselho Municipal do Turismo, os seguintes integrantes:

MEMBROS DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL

Representando a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, juventude e Patrimônio Histórico:

Titular: Ubiracélia Chaves Mesquita

Suplente: Mercilene Torres Barbosa

Representando a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente:

Titular: Andressa Chaves Mesquita

Suplente: Aderbal Malheiros França Neto

Representando a secretaria Municipal de Obras, Viação, Transporte e Serviços Urbanos:

Titular: José Gentil Rosa Neto

Suplente: Raimundo Saraiva Porto

Representando a Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia:

Titular: Nurya Kiolly Ramos Pereira

Suplente: Joseane Alves Mota

Representando os Órgãos Municipais de Segurança:

Titular: Francisco Mesquista de Assis Oliveira Neto

Suplente: Roseane de Jesus Costa Oliveira

REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL

Representando os Meios de Hotelaria / Hospedagem:

Titular: Jadihel dos Santos Oliveira

Suplente: Nilton Max Ferreira de Oliveira

Representando o Setor de Gastronomia

Titular: Vera Lúcia dos Santos

Suplente: Elinete Rodrigues Assunção

Representando a Classe de Artesãos:

Titular: Francisca Pinheiro Rosa dos Santos

Suplente: Jacimira Ribeiro de Brito

Representando o Comércio:

Titular: Luciana Paula Lemos da Silva

Suplente: Clênia Maria Ramos Amâncio

Representando o Clube dos Dirigentes e Lojistas – CDL

Titular: Maria dos Remédios E. Souza

Suplente: Stênio Gonçalves de Sousa Pinheiro

Esse Conselho que vai ajudar a Secretária e a Prefeitura de Caxias, a conduzir com idéias, o Plano Municipal do Turismo. Acredito que já esteja na Câmara Municipal para ser votado. Esse plano vai ajudar cada vez mais a planejar esta cidade para os próximos 10 anos. Nós sabemos que hoje o Natal Iluminado é tombado como Patrimônio Imaterial da cidade de Caxias, de autoria do vereador Teódulo que não está mais entre nós, mas que foi aprovado pelos vereadores. Assim como temos o Carnaval, as festas juninas, nós precisamos planejar a nossa cidade, uma cidade histórica e que tem o potencial turístico fora do comum, esse Conselho vai nos ajudar a fazer a Rota Turística Rural de Caxias também e de tantos outros”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Nós, enquanto Conselho do Turismo, precisamos contagiar a nossa cidade. Como é bom estar aqui e ver a praça lotada, ver que a população gosta da arte, gosta da cultura. Ninguém vive sem arte e sem cultura, e o turismo é tudo isso. Que todos nós estejamos contagiados pelo amor a Caxias”, disse Luciana Silva, representante do Comércio.

“É uma alegria vê-los aqui. Nós entendemos que o municipio que tem o turismo funcionando, ele gera oportunidades, gera emprego e renda. A gente precisa fazer com que o município ande com suas próprias pernas. Esse Natal Iluminado é quase que exclusivamente recursos do município e que a gente transforma nesse Natal Iluminado. O que nós temos buscado é desenvolver o nosso município e os demais municípios já estão nos copiando. Caxias hoje tem uma grande representatividade. E vendo esse Conselho formado por pessoas que conhecem a nossa cidade, eu fico feliz em poder participar de um momento como este”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).