A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), por meio da Fundação José Castro, realizou a culminância do projeto de leitura e escrita “Super Autores” que vem acontecendo em diferentes escolas do município. Na oportunidade estiveram presentes a equipe da Coordenação da Educação Infantil e da Gestão Pedagógica do município, além de integrantes da Educação Multiprofissional da SEMECT, pais e mães que foram prestigiar os alunos que escreveram livros contando cada um sua história.

O pequeno Carlos Agenor de 6 anos, falou sobre seu livro. “Eu escrevi sobre um cavalo que quebrou a pata na fazenda, mas foi cuidado pelo médico e ficou bom”, disse.

Railson Bugarelli de 6 anos, destacou o que sentiu ao escrever seu livro. “Eu fiquei muito feliz ao escrever o livro e também fiquei muito ansioso. Escrevi sobre a mudança de série na escola. Eu gostei de escrever sobre uma fase nova”, destaca.

Já a aluna Sarah Paulino Bonfim de 6 anos, destacou a inspiração para escrever seu livro. “A minha inspiração veio das professoras. Escrevi sobre a terra e as árvores, eu gostei de escrever porque escrevi com meu coração”, lembrou Sarah.

A professora e coordenadora pedagógica, Divanilda Almada, uma das organizadoras do projeto falou sobre a escrita e a leitura para os alunos. “É um projeto de leitura da Fundação José Castro, que visa incentivar os alunos a escrever. Esse projeto além de incentivar a leitura, também incentiva o fortalecimento de vínculos que através da escrita deles. Assim conhecemos mais a vida de cada um, e além disso tem o incentivo dos pais que apoiam e participam”, reforça a coordenadora.

Para o pai Joilson Magalhães que é profissional de Educação Física, é um orgulho ver que o filho escrever um livro. “Eu tenho muito orgulho de ter meu filho estudando em uma escola que apoia projetos como esse de leitura, é um prazer enorme ver essa habilidade se aflorar nele por causa da escola. Uma criança com estudo vai muito longe. Eu como pai digo que estou muito orgulhoso. Devemos sim, fazer esse acompanhamento do filho junto a escola, assim os resultados são sempre os melhores”, lembrou Joilson.

“É um projeto que estimula o aluno a ler e escrever. Desde o ano passado quando idealizamos esse projeto, que temos essa parceria com a Estante Mágica que proporciona aos alunos publicar seus trabalhos”, destaca Ana Lúcia, gestora da Fundação José Castro,

Liete Leão, coordenadora da Educação Infantil, ressaltou as diversas possibilidades do projeto. “A educação infantil tem realizado constantemente trabalhos que visa incentivar a escrita e a leitura. E aqui é o resultado de um trabalho árduo que contou com apoio dos pais e mães de alunos”, reforça Liete Leão.

“No Projeto Estante Mágica cada aluno trabalha temas pessoais e vão transcrevendo para o livro. Aqui é a culminância desse projeto grandioso, mostrando que a educação municipal caminha a passos largos com o apoio da secretária de educação, Profª Ana Célia Damasceno, e do prefeito Fábio Gentil. Para finalizar tem esse momento de autógrafos em que os alunos apresentam seus trabalhos”, lembrou Joselma Coelho, gestora pedagógica da SEMECT.