EDUCAÇÃO – Semect analisa proposta de livro didático para educação inclusiva em Caxias (MA)
O Centro de Referência Municipal em Atendimento Educacional Especializado às Pessoas com Deficiência ‘Maria Luzia Pereira’ recebeu a apresentação de um livro didático para alunos com deficiência, intitulado: Educação Inclusiva – convivendo com as diferenças.
O evento contou com a presença de professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), a coordenação Multifuncional, coordenação do EJAI e convidados de instituições escolares e representantes da instituição de cegos de Caxias (MA), além de representantes da Semect.
Na oportunidade a professora, Ana Célia que é pedagoga e tem um vasta experiência na educação inclusiva destacou a riqueza do livro. “Esse livro é bem explicativo e irá dar suporte ao professor para ensinar melhor os alunos com deficiência. Além disso, o livro é esclarecedor e de conteúdo muito bom para que os alunos possam aprender”, destaca Ana Célia, pedagoga.
A Assistente social, psicopedagoga e psicanalista, Elayne Viana destacou os benefícios do livro didático para às escolas. “O livro tem várias qualidades e competências. Uma leitura fácil e conteúdo rico e envolvente, trazendo o aluno para o mundo da inclusão, é um livro que vem trabalhar a tríade: a família, a escola e o aluno e, vai muito além, pois, ele não se prende somente no ensino inclusivo, e sim no ensino que que trabalha às diferenças. Somos iguais, conhecendo às diferenças, o livro é bem explicativo“, destacou a Elayne Viana, responsável pela apresentação do livro.
Fátima Sousa que é a coordenadora do setor multifuncional observou as qualidades Pedagógicas do livro. “O livro foi apresentado para várias pessoas do segmento educacional e podemos ver a alegria de todos em finalmente ter um livro com foco na educação inclusiva, que vem trabalhar a educação como um todo, através desse material pedagógico de grande importância para os profissionais e alunos que vivencia a educação inclusiva a cada dia”, frisou Fátima Sousa.
A Gestora Pedagógica, Joselma Coelho, destacou como é feita a avaliação técnica para a escolha do livro didático. “Nós estávamos a procura de uma proposta de para implantação do livro didático de Educação inclusiva, e ao procurarmos, encontramos uma editora que apresentou um livro a ser utilizado na sala de aulas. Trouxemos para apreciação e avaliação de profissionais de vários segmentos educacionais e ainda de institutos que trabalham com a educação inclusiva. A avaliação foi positiva, agora vamos analisar outros tópicos internamente”, disse.