Nessa sexta-feira (23), a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), participou de uma reunião com instituições, equipes da Secretaria de Saúde, representantes da AMA e de instituições de educação inclusiva e a Polícia Militar com o objetivo de mobilizar a todos para conscientizar as famílias sobre a importância da participação na Busca Ativa Escolar da APAE.

Os agentes comunitários de saúde também serão mobilizados. “Nós que somos agentes comunitários de saúde temos um papel importante, pois conhecemos cada família, sabemos as suas necessidades e fazemos essa ponte, para que nenhum aluno fique fora da escola e principalmente o aluno com alguma deficiência”, disse Adilson Silva, agente comunitário de saúde.

Thayara Cristina Miranda, coordenadora pedagógica da APAE, destaca como é o ensino na instituição para alunos. “Nós trabalhamos com as modalidades: Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJAI e AEE, onde os alunos que estão inseridos no ensino regular. Eles tendo deficiência intelectual e múltipla vêm se matricular aqui para fazer o atendimento no contraturno. Nós trabalhamos de acordo com a necessidade especial que o aluno tem”, afirma a coordenadora.

“A instituição não pode parar. Nada pode atrapalhar o seu trabalho e o Busca Ativa tem muita importância para conseguirmos manter nossos alunos com deficiência e trazer para Instituição esse alunos com alguma necessidade. Para tanto, convidamos as instituições, secretarias e outras entidades que caminham para o bem estar dessas famílias com nossa total assistência”, frisou Jerônimo Cavalcante, diretor APAE.

A coordenadora do Busca Ativa Escolar da SEMECT, Delcy Silva, destaca a importância do projeto. “Estamos finalizando o ano de 2022 com a perspectiva de iniciar o ano letivo de 2023. A SEMECT realiza o Busca Ativa Escolar em todas as instituições municipais. Para resgatar alunos evadidos ou fora das escolas trabalhamos em parceria como essa com a APAE, trazendo alunos que possam estar fora da escola para voltar a frequentar a sala de aula. A APAE tem um importante papel na educação de alunos com deficiência e estamos aqui para ajudar no que for preciso”, lembrou Delcy Silva.