Um momento mágico, uma viagem ao mundo encantado dos desenhos animados aos clássicos do Natal e homenagem à Caxias (MA). A Orquestra Sinfônica de Teresina (OCT) Piauí esteve em Caxias nesse domingo (25), dia que mundialmente lembra-se do nascimento de Cristo, encerrando os grandes eventos alusivos ao Natal em Caxias. O Concerto foi executado no adro da Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios.

Além de trabalhar os clássicos da música erudita, a Orquestra Sinfônica de Teresina também busca aproximar o grande público dos grandes concertos por meio da mescla com músicas que estão no imaginário popular. A proposta tem conseguido grande êxito, como explica o Maestro Aurélio Melo. Em 2022, a orquestra completa 29 anos de fundação.

“A Orquestra vem intensificando os projetos de Concertos Populares. Caxias faz parte da nossa programação e nós encerramos os concertos natalinos aqui. Nós estamos muitos felizes, porque apesar de ficarmos parados durante a pandemia, agora estamos voltando. É um concerto para emocionar as pessoas, pois as músicas marcaram a vida de muitas crianças com o concerto Fantasia. O propósito da Orquestra Sinfônica de Teresina desde o começo aproximar a música erudita da população”, disse Aurélio Melo, maestro da Orquestra Sinfônica de Teresina (PI).

“Acho muito bom a Orquestra Sinfônica de Teresina unir o erudito com o popular. O Concerto Fantasia vai apresentar músicas da Disney. Com isso, a gente chama as pessoas para que acompanhem o trabalho da Orquestra”, disse Luana Campos, cantora.

Pelo segundo ano consecutivo a Orquestra vem a cidade de Caxias encerrar as atividades natalinas. Quem esteve na plateia, gostou do que viu e ouviu pela qualidade artística, além de proporcionar aos caxienses e visitantes da cidade a oportunidade de apreciar outros estilos musicais.

“Hoje eu recebi um presente em poder assistir um concerto da Orquestra Sinfônica de Teresina aqui em Caxias . É uma cultura musical muito rara de se ver. A gente fica feliz por esse olhar para este tipo de música”, disse Moisés Gonzales, maestro.

“Nós precisamos alimentar a cultura. As crianças precisam aprender a música clássica, o prazer por uma música mais criteriosa e gostosa de se ouvir”, disse Mariângela Raquel, espectadora.

“É uma tradição que muitas pessoas não conhecem. É uma coisa maravilhosa e doce. As vezes deixamos de acreditar que existe uma coisa dessa natureza, as crianças adoram esse tipo de música que hoje estão cantando”, disse Raimunda Vale, carpideira.

Ao longo do Natal Iluminado de Caxias que iniciou em 26 de novembro de 2022, diversas atrações se apresentaram seja no Mirante da Balaiada, no Complexo Turístico Balaiada, Centro de Caxias, Parque Balneário Veneza e na  Avenida Alexandre Costa, dentre outros espaços da cidade. Caxias vivenciou momentos incríveis com manifestações culturais às mais diversas com quase 100 atrações artísticas e culturais se apresentando aos caxienses, além das atrações regionais.

O encerramento do Concerto foi com o Hino de Caxias, que foi cantado pelo secretário Léo Barata ao som da Orquestra Sinfônica de Teresina (PI). “Esta noite esplendorosa do senhor, a gente conclui esta parte natalina mais lúdica com a Orquestra Sinfônica de Teresina. Diversas outras bandas, orquestras, bandas regionais e artistas locais, engrandeceram o nosso Natal. O Show do Lago, a Cantata Natalina e o Desfile de Natal, tudo foi feito a contento e nós estamos encerrando aqui no cartão postal turístico e religioso da cidade cidade, que é a Igreja Catedral. É um momento de valorizar a nossa diversidade cultural. Hoje também estamos lançando o ano jubilar dos 200 anos da Adesão de Caxias à Independência do Brasil e 200 anos do Poeta Gonçalves Dias”, frisou Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.