A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde desenvolvem neste mês de janeiro de 2023, duas grandes campanhas importantes: Janeiro Branco e Janeiro Roxo.

A gestão municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde e suas Coordenações da Rede de Atenção Psicossocial, Atenção Primária a Saúde, Vigilância Epidemiológica e do Programa de Hanseníase, vão realizar diversas ações de prevenção e conscientização sobre os temas das Campanhas durante todo o mês de janeiro.

JANEIRO BRANCO

A Campanha Janeiro Branco teve início em 2014 e tem como objetivo conscientizar e informar a sociedade sobre as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos. Segundo o Ministério da Saúde, a escolha do mês e da cor se deu porque no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

JANEIRO ROXO

A Campanha Janeiro Roxo oficializada em 2016 pelo Ministério da Saúde visa chamar a atenção da população para a Hanseníase e esclarecer sobre sintomas, prevenção e tratamento da doença.

A Hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae. Dados do Governo Federal apontam que o Brasil ocupa a 2ª posição no mundo em maior número de casos de Hanseníase, ficando atrás somente da Índia.