A Programação do Natal Iluminado será encerrada nesta sexta-feira (06), no Dia de Reis, quando se celebra essa festa católica relembra a viagem dos reis magos para encontrar e homenagear Jesus. Em Caxias (MA), a partir das 17h, pelo segundo ano consecutivo acontece a Queimação da Palhinha do Presépio Municipal, que será realizada no Presépio Municipal, instalado ao lado do Memorial da Balaiada e das Ruínas da Balaiada, no Morro do Alecrim.

A Queimação de Palhinhas é um evento religioso e de cultura popular realizado no Maranhão e algumas cidades de Portugal. A cidade de Caxias inseriu também na programação pois ela tradicionalmente encerra as atividades natalinas.

Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico a Queima da Palhinha do Presépio é o começo de uma nova tradição na cidade, onde também será realizada a escolha do padrinho e da madrinha do Presépio Municipal em 2023.

Dia 6 que é Dia de Reis em Caxias celebra-se com festejos, rezas e as festividades folclóricas e turísticas. Nós teremos o desmonte do Presépio Municipal com a queima da palhinha e escolha da madrinha e do padrinho de 2023. É uma reinvenção de tradições onde as famílias vão estar presentes. Vai ter a ladainha e a queima da palhinha”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.