Dando continuidade as atividades do Projeto PlanificaSUS para organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primaria à Saúde (APS) e Saúde Mental, foi realizado nesta quinta-feira (5) o segundo Workshop de Saúde Mental, desenvolvido para os profissionais das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Vila Arias, Castelo Branco, Campo de Belém, Itapecuruzinho, Luiza Queiroz e Salobro.

O objetivo do encontro foi discutir a linha de cuidados em saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS) a partir do território e gestão de base populacional. A Planificação, que proporciona a mudança nos processos de trabalho em Caxias na rede municipal de saúde tem trazido grandes resultados, fazendo da Princesa do Sertão uma referência para outras cidades do Brasil.

O PlanificaSUS acontece em 4 etapas com a realização de tutorias e workshop, onde os profissionais são capacitados para o acolhimento e o acompanhamento adequado dos usuários da rede de saúde do município.

O projeto é desenvolvido pelo Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein, por meio do programa de apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). Em Caxias, a gestão municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, destaca as mudanças positivas e a transformação da linha de cuidados em saúde mental.