A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, realizou um resgate de tradições religiosas durante as festividades da programação do Natal Iluminado. No Dia de Santos Reis, foi realizada a Queimação da Palhinha e o momento de desmonte do presépio, um ritual religioso e de cultura popular realizado no Maranhão e em algumas partes de Portugal. Em Caxais, o presépio municipal foi montado ao lado das ruínas do Quartel da Balaiada, no Morro do Alecrim.

“Estamos concluindo a nossa programação de Natal em Caxias com um resultado esplendoroso por meio da desmontagem do presépio e a ladainha do Menino Jesus. Um ato simples porém importante que é a Queimação da Palhinha da Manjedoura, não se queimando junto com as mirras que também estão aqui e fazem parte do conjunto de tradições”, disse Leonardo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Famílias inteiras compareceram ao presépio para prestigiar o ato que é realizado pelo 2º ano consecutivo, transformado em celebração religiosa com cânticos acompanhado por instrumentos musicais ao som de flauta e saxofone. Dona Raimunda Vale, esteve presente, acompanhou passo a passo e destacou que está feliz em ver que o município resgatando essas tradições que ela via com frequência do passado, e que representa uma forma de manter viva na mente e no coração das pessoas a celebração do Dia de Santos Reis.

“Aqui em Caxias não existia essa celebração em praça pública. Agora tem e estou achando muito bom. A celebração do Menino Jesus é um momento de renovação nas nossas vidas e em nossas casas. A Prefeitura está de parabéns pela sensibilidade”, destacou Raimunda Valle, aposentada.

“O evento integra o ciclo natalino. A Queimação da Palhinha é uma henrança dos colonizadores portugueses. No Brasil é realizada no Maranhão em São Luís e em Caxias desde o ano passado. Quero na condição de padrinho do Presépio desejar que a luz do próprio Cristo possa iluminar toda a equipe da Secretaria de Cultura, para que possa realizar bons projetos em favor da nossa cultura”, disse Ricardo Murino, historiador.

Os guardiões do Menino Jesus são: Edjane e Edna Machado. Já os padrinho e madrinha, são: professora Dalva Maciel e Sátiro de Oliveira Neto.

“É uma tradição, nós fomos surpreendidos com a escolha. Estou satisfeito por ter sido escolhido”, disse Sátiro Neto, padrinho.

“É uma honra participar pelo 2º ano de algo que pode se tornar uma tradição trazida pelo nosso secretário que é um visionário. Eu acredito que este dia já está no nosso calendário, que agora vai passar a ser uma tradição”, disse Dalva Maciel, professora.

O Dia de Santos Reis marca não só o desmonte do presépio, mas também o encerramento das atividades alusivas ao Natal Iluminado. A partir de agora, haverá a desmontagem da decoração natalina da cidade. Em sua 6ª edição, o Natal Iluminado contou com diversas atrações e valorização da cultura caxiense.