O Prefeito e Caxias (MA), Fábio Gentil e o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, participaram da missa da Epifania neste domingo (08), na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios. A celebração é realizada em todo o mundo pela Igreja Católica.

Na ocasião, o Bispo da Diocese de Caxias anunciou os novos integrantes do Diaconato, um dos Graus de Sacramento da Ordem. Contudo, o tema que ganhou repercussão durante a missa foi o chamamento do vice-governador do Estado, para a política pública de educação.

O objetivo do Governo do Estado em parceria com com o município e a sociedade é vencer o analfabetismo. O prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil, garantiu que a Prefeitura Municipal fará o seu dever. Na ocasião o gestor municipal estava acompanhado da Deputada Estadual, Daniella, além de vereadores do município e secretários municipais.

A proposta do Governo do Estado em parceria com o município é realizar a alfabetização na idade certa, além de combater o analfabetismo de pessoas adultas que não tiveram a condição de aprender a ler e a escrever, número que chega a quase 1 milhão de pessoas no Estado.

Além do apoio da Prefeitura de Caxias (MA), o vice-governador destacou que o Governo do Estado quer contar com o apoio de todas as Igrejas para que o desafio de alfabetizar mais de 900 mil pessoas seja uma responsabilidade de todo o conjunto da sociedade.

Essa união é fundamental. A gente observa essa força tarefa como importante para que possamos superar o analfabetismo no estado. Acho que é possível e vamos trabalhar com muita firmeza para vencer”, disse Ricardo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Caxias (MA).

Hoje contamos com a presença do vice-governador, Felipe Camarão, que veio pedir o apoio da comunidade católica, sabemos que temos quase 1 milhão de pessoas analfabetas. E com certeza, a união de esforços entre governo e Prefeituras, em especial a Prefeitura de Caxias vamos superar esse desafio”, disse Daniella, Deputada Estadual.

Nós temos uma diocese com 22 municípios, 29 paróquias, muitos diáconos e padres, e estamos dispostos a colaborar. O objetivo é positivo, é importante que as pessoas saibam ler e escrever, consigam ler um texto. Muitas pessoas querem ler a palavra de Deus e não sabem. Os Bispos também vão estar reunidos em São Luís (MA) este mês e vamos pedir que o vice govenador converse também com todos eles”, disse Dom Sebastião Lima Duarte, Bispo da Diocese de Caxias (MA).

“Nós viemos prestigiar a posse do Diaconato, mas também temos em Caxias o vice-governador, Felipe Camarão, a pedido do Governador Carlos Brandão, ele vem para enaltecer essa parceria entre o município, a população e o Governo do Estado, onde nós temos como foco alfabetizar esses quase 1 milhão de pessoas do nosso Estado. Com a experiência que tem Felipe Camarão e todo o aparato da Prefeitura de Caxias e os apoios da Deputada Estadual, Daniela e da Deputada Federal, Amanda Gentil, com certeza será realizado esse objetivo”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

“Eu estou em Caxias (MA), com a missão que o Governador Carlos Brandão me designou para fazer, que é tornar o Maranhão um território livre do analfabetismo. E a gente só consegue isso com muita união do Governo do Estado, Prefeituras, sociedade civil e claro, na sociedade civil, a Igreja Católica é peça fundamental, assim como as igrejas evangélicas. Nós temos quase um 1 milhão de pessoas analfabetas e nossa missão é alfabetizar todas elas. O Governo do Estado sempre será parceiro da Prefeitura de Caxias em diversas áreas, mas na educação, o nosso carro chefe, essa será a nossa pedra preciosa”, disse Felipe Camarão, vice-governador do Maranhão.