Nessa terça-feira (10), a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação de Atenção Primária à Saúde, realizou o primeiro dia de capacitação para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município. O treinamento tem como tema o Procedimento Operacional Padrão (POP) e Roteiro de Visita Domiciliar.

A ação segue acontecendo até quarta-feira (11) sendo dividida por turno, onde profissionais da equipe técnica da Coordenação da Atenção Primária à Saúde (APS) irão realizar capacitação dos 419 Agentes Comunitários de Saúde de Caxias .

Andreia Almeida, enfermeira e técnica da Atenção Primária à Saúde, destacou alguns dos pontos discutidos na capacitação e a metodologia utilizada. “Nós estamos apenas aprimorando as atividades que eles realizam com excelência no território. Estaremos discutindo sobre a questão das visitas domiciliares, vamos revisar alguns pontos e aprender juntos. Iremos usar a metodologia da simulação realística, trazendo as habilidades de cada um para que possamos por meio das práticas, fazer estudos de casos e trazer para nosso ensino, a realidade”, ressaltou.

A Agente Comunitária de Saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Volta Redonda, Alzimar Pereira, falou sobre a importância de participar desta ação. “Para nós é sempre maravilhoso participar de uma oficina como essa, é bom para o nosso aprendizado, pois tudo aquilo que é para somar e ser repassado para nossa comunidade é importante. Esperamos sair daqui com muitas informações a fim de melhorar o nosso conhecimento. É gratificante estar ajudando a comunidade sabendo das dificuldades deles e as formas em que podemos somar”, finalizou.