A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III, realizou nesta quinta-feira (12) um momento de lazer com piquenique, atividade física e música ambiente para os usuários da unidade. A ação faz parte da Campanha Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental.

A ação visa a promoção da saúde mental dos assistidos. Diana Farias, assistente social, destacou que a atividade é uma forma de fazer com que os usuários do serviço possam interagir ainda mais com a sociedade.

“Eu acredito que esse tipo de atividade é muito importante para a qualidade de vida dos nossos assistidos, uma vez que eles são acometidos de algum transtorno mental persistente, mas isso não significa que não possam ter uma boa qualidade de vida. Essas atividades de lazer fazemos com frequência, pois sabemos da importância que tem para relaxar e prevenir o estresse. Quando eles participam dessas ações se sentem capazes e pertencentes da sociedade”, frisou.

A profissional de Educação Física, Jennyfer Alelaf, lembra a importância do cuidado com a saúde corporal para ajudar no trabalho de superação dos transtornos mentais. “Como sempre trabalhamos na Terapia Ocupacional da instituição a importância da prática de atividades físicas na vida dos assistidos para diminuir o risco de outras possíveis doenças, pois aqui além de tratar a saúde mental deles também vemos as questões da saúde do corpo. Hoje o foco foi conscientizar sobre a importância da atividade física para reduzir as crises, a ansiedade e depressão”, finaliza.