A Prefeitura de Caxias (MA) realizou de 25 de novembro de 2022 até o dia 06 de janeiro de 2023 o Natal Iluminado de Caxias (MA), que chegou a ter repercussão estadual em jornais de grande circulação e até mesmo nacional em telejornais. Com o tema: A luz que vem da gente.

A 6ª edição do evento que é promovido pela Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico se transformou na maior festa natalina do Maranhão.

Em 2022 mais de 100 atrações musicais, artísticas e culturais da cidade e da região, da capital do Maranhão, São Luís e de Teresina Piauí, passaram pelos palcos da cidade de Caxias. Foram 43 dias de muitas emoções, trocas de carinho e afeto entre os caxienses e visitantes da “Princesa do Sertão”. Na Fábrica do Papai Noel, no Mirante da Balaiada, na Avenida Alexandre Costa, no Parque Balneário Veneza, nos Janelões da Praça Gonçalves Dias e no Complexo Turístico Balaiada, dentre outros espaços, os caxienses se encantaram com as atrações populares e clássicas que foram expostas.

Durante o período do Natal Iluminado o turismo foi impulsionado e algumas atividades laterais também foram beneficiadas com a recepção e tiveram ganhos econômicos, como a rede hoteleira e a culinária local.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento social, cultural e econômico por meio de atividades culturais e de lazer, o Natal Iluminado propiciando a comercialização de trabalhos manuais e artesanatos ao som de shows musicais, apresentações de danças e teatro por artistas locais, dentre outros. Com o engrandecimento da cultura caxiense, a cidade tende a ganhar em visitação e mais investimetimentos na cultura e no turismo.

O Natal Iluminado foi promovido pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, mas também contou com o apoio das secretarias municipais de Infraestrutura, Adjunta de Urbanismo, Adjunta de Transportes, Limpeza, Trabalho, Governo, Adjunta de Obras, Assistência e Desenvolvimento Social, Mulher, Educação, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente e Defesa Civil, Segurança (Guarda Municipal), Ouvidoria, Assessoria de Comunicação (ASCOM), dentre outros setores.

O ano de 2023 promete ser o ano da cultura caxiense, muitos incentivos à cultura caxiense com editais culturais, as celebrações dos 200 anos da Adesão de Caxias à Independência do Brasil e os 200 anos do nascimento do Poeta Antônio Gonçalves Dias, irão movimentar ainda mais o ambiente cultural da ‘Princesa do Sertão’.