A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Municipal de Controle de Hanseníase, vai realizar a abertura oficial da Campanha Janeiro Roxo, no mês de conscientização e prevenção da Hanseníase, nesta terça-feira (17), a partir das 9h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Antenor Viana.

A Hanseníase uma doença infecciosa, contagiosa e de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A doença atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis.

Em 2022, de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram notificados 95 casos da doença em Caxias, sendo 21 Paucibacilares que são casos com até 5 lesões na pele e 74 Multibacilares, casos com mais de 5 lesões na pele.

A faixa etária mais atingida no município é a de: 50 anos ou mais, com 48 casos; seguida pela faixa etária de 30 a 48 anos, com 28 casos; logo após a de 15 a 29 anos, contabilizando 12 casos e menores de 15 anos, com 7 casos.

Cicero Rodrigues, coordenador Municipal do Programa de Controle da Hanseníase, falou sobre a abertura do evento. “Estamos com a programação para fazer a abertura na UBS do Antenor Viana, a partir disso vai estar acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde do município estratégias para buscar os possíveis doentes em seu território. É importante lembrar que todas as manchas são suspeitas, qualquer choque ou dor, se a pessoa não sabe a origem é preciso procurar orientação dos profissionais de saúde, pois se for hanseníase, será feito o diagnóstico e o tratamento gratuito”, disse.