Nos dia 16, 17 e 18 de janeiro, foram realizadas as primeiras tutorias presenciais do Projeto de Planificação da Atenção Saúde de 2023, em Caxias. Durante os 3 dias, representantes do Hospital Beneficência Portuguesa, coordenadores da Atenção Primária a Saúde, tutores de nível central, regional e gestores, se reuniram para dar continuidade aos processos de trabalho da Planificação.

Durante a tutoria, diferentes temas foram debatidos: Monitoramento do Ciclo de Atenção Contínua da Criança; Monitoramento dos Macroprocessos do Checklist da Atenção Ambulatorial Especializada; Monitoramento do Ciclo de Atenção contínua da Gestante; Monitoramento dos registros coletivos da gestante no CEAMI, e demais temas.

Ademilde Andrade, facilitadora da Beneficência Portuguesa, ressaltou o início das ações de 2023. “Esse ano é uma continuidade de todo o processo que já vem acontecendo. Nós estamos na terceira oficina, fazendo o resgate e retomando alguns processos que, com a Pandemia, foram um pouco esquecidos. Nesse momento estamos trabalhando com todos os tutores das unidades do município. Hoje temos aqui gestores, coordenadores da Atenção Primária e representantes de cada unidade. Tudo que estaremos trabalhando aqui, os tutores das unidades estarão trabalhando com a sua equipe, então todos terão a oportunidade de serem qualificados”, destacou.

O enfermeiro, José Nilton, participou da tutoria da Planificação e destacou a importância dos encontros. “Acrescenta muito no nosso dia-a-dia, pois nos mostra como lidar com situações que, sem essas capacitações, seria impossível saber, como com pacientes crônicos, para saber para onde encaminhar e lidar com esse fluxo”, destacou.

Ieda Duarte, consultora do Banco Mundial, falou sobre as impressões da Planificação em Caxias e a próxima linha de cuidados a ser desenvolvida no município. “A impressão foi muito positiva, da organização e dos resultados que a Planificação tem trazido, na questão materno infantil. O projeto ao qual eu estou ligada é sobre doentes crônicos, que é uma linha que ainda vai ser desenvolvida nesse processo, mas que com certeza, seguindo a mesma metodologia, tem muitas chances de dar certo e será muito benéfico para a população” finalizou.