A equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD III realizou nessa quinta-feira (19) uma Blitz Educativa sobre Saúde Mental no Posto Cacique, localizado na BR-316. A atividade faz parte da Campanha Janeiro Branco, no mês de conscientização da Saúde Mental, que está acontecendo em Caxias (MA).

Nando Fernandes, Coordenador do CAPS AD III, falou sobre o público abordado na ação. “Hoje estamos aqui no Posto Cacique abordando as pessoas que estão vindo abastecer, e os caminhoneiros, que é público que as vezes passam dias fora de casa, não tem tempo de cuidar da sua saúde mental e nem de ver quem ama, pois chegam em casa cansados e não se cuidam. Não tem tempo de procurar um psicólogo, ouvir uma música e comer uma boa comida, pois é um público que está sob estresse todo tempo”, frisou.

Eduardo Ramos, enfermeiro e preceptor da UNIPLAN, auxiliou na ação e destacou a importância do momento. “Estou aqui com os acadêmicos do 8º período dando apoio a equipe do CAPS AD III nesta ação do Janeiro Branco, que é importante para darmos ênfase na saúde mental, tanto dos trabalhadores, como também das pessoas que frequentam esse local. As vezes no trabalho, estamos submetidos a tanto estresse que esquecemos de nos cuidar, estamos aqui para trazer uma luz para esse assunto e para que as pessoas comecem a refletir a respeito disso”, frisou.

 

É muito importante eles estarem levando essa informação, pois muitas vezes nem a própria pessoa sabe que está precisando de ajuda. Eu passei por um tratamento de câncer e isso mexeu com meu psicológico, por isso é muito importante procurar ajuda” finalizou Claudia Teixeira, que estava em um veículo abastecendo um carro com o esposo.

Durante todo o mês os três Centros de Atenção Psicossocial do município (CAPS IJ, CAPS III e CAPS AD III), estão desenvolvendo atividades com foco nos usuários e profissionais da rede de saúde, mas além disso, as unidades também desenvolvem atividades externas para a população.