Na tarde da última quarta-feira (18), a secretária municipal de Saúde, Mônica Gomes juntamente com coordenadores e médicos da Atenção Primária à Saúde se reuniram com representantes do Projeto TeleNordeste e do Hospital Beneficência Portuguesa para alinhar e discutir o uso da plataforma eletrônica de teleconsultas.

O TeleNordeste tem como objetivo levar acompanhamento especializado para pacientes crônicos, ajudando a diminuir o número de encaminhamentos e filas de espera. Por meio do projeto, os médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) tem à disposição uma plataforma eletrônica na qual podem agendar teleconsultas com médicos especialistas do Hospital Beneficência Portuguesa, onde eles entrarão em tempo real em uma consulta que o médico da UBS estiver realizando. Com isso, ambos discutirão o caso do paciente em conjunto, além de oferecerem orientações diretamente ao paciente e contribuir para um acompanhamento mais adequado de sua condição.

Mônica Molina, coordenadora médica do Projeto TeleNordestes, falou sobre o trabalho desenvolvido em Caxias. “O projeto TeleNordeste vem endereçado ao desafio dos atendimentos dos pacientes crônicos em territórios que muitas vezes tem dificuldade de acesso a uma especialidade. O TeleNordeste dialoga muito com a planificação na medida que ela trabalha com a organização das redes e do compartilhamento da Atenção Primária com a Atenção Especializada. O projeto vem para servir e ser mais um recurso para a população de Caxias, essa oferta sempre caminha em conjunto com a planificação. Nós estamos aqui para construir essas alianças, encontrar esses espaços e oportunidades de atuação em conjunto”, finalizou.