Ingressar em uma universidade parecia um sonho distante para alguns jovens do município de Caxias (MA), mas desde 2019 a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e o Projeto Casa Brasil, vêm desenvolvendo diversos cursos preparatórios, dentre eles: Pré-Vestibular Social, um curso preparatório destinado aos jovens estudantes de baixa renda do município que visa proporcionar de forma gratuita a oportunidade de estudo para que os estudantes se preparem para os vestibulares, ou ainda, ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) também umas das portas de acesso à educação superior.

Idealizado pela Prefeitura de Caxias e executado pela SMADS, o pré-vestibular foi uma saída para muitos jovens de Caxias diante do fechamento das escolas e outras limitações impostas pela pandemia da covid-19 nos anos anteriores.

Esse foi o caso de vários estudantes da cidade, dentre eles o da Raissa Grazielle de 18 anos, que sonhava em ingressar no curso de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). E desde o início do pré-vestibular do Projeto Casa Brasil, aproveitou cada minuto de aula e os simulados disponibilizados pelo cursinho. ”O pré-vestibular foi de suma importância, pois me direcionou e me manteve no foco, proporcionando ensino de qualidade e ajudando na organização e direcionamento do tempo, garantindo assim estratégias de estudos. Tudo é possível com foco e determinação”, destaca Raissa Grazielle, estudante.

Outra estudante que também garantiu o ingresso na faculdade foi a Fernanda Nicole de 18 anos, que foi aprovada na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para o curso de Pedagogia. A estudante ressalta a importante contribuição que o curso promoveu para ela e os diversos estudantes que também tiveram sua aprovação garantida. ”O curso preparatório foi muito importante para que eu e outros jovens não viessem a ficar perdido na hora dos estudos. Com certeza ele abriu a possibilidade de conhecer muito mais sobre vários outros assuntos, além disso me deixou muito preparada na hora de fazer as provas. A mensagem que deixo para todos os jovens é que não se sintam menores, se sintam pessoas grandiosas, pensem alto, o mais alto que puderem. Sejam positivos e acreditem no potencial de vocês, pois assim vocês vão além do infinito. Acreditem em vocês mesmos”.

O coordenador do Projeto Casa Brasil, Allan Macedo, destacou que os jovens estão tendo a oportunidade de vivenciar um momento mágico e muito especial. ”O Pré-Vestibular Social foi a oportunidade para que estes jovens que não possuem renda possam obter conhecimentos específicos sobre cada disciplina, para que assim disputem uma vaga de igual para igual com outros alunos que conseguem pagar cursos preparatórios”, destaca.

Desde a sua criação em 2019, o curso já atenderam mais de 1 mil alunos. Os participantes contam com material didático gratuito e aulas das disciplinas de Biologia, Espanhol, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Química e Redação. Podem participar do Pré-Vestibular Social os estudantes que já concluíram o ensino médio ou que estiverem matriculados no último ano. A seleção é feita pela análise socioeconômica dos candidatos com os documentos exigidos, para que estes comprovem a condição de baixa renda.