A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Caxias, juntamente com a Regional de Saúde de Caxias, realizaram, na manhã desta terça-feira (24), atividade em alusão as Campanhas Janeiro Branco, no mês de conscientização da Saúde Mental e Janeiro Roxo, de conscientização e prevenção da Hanseníase na unidade.

A ação contou com momentos dinâmicos e uma celebração religiosa, além de informações sobre Saúde Mental e Hanseníase. No evento estiveram presentes representantes de unidades de saúde do município, coordenadores, gestores, agentes comunitários de saúde e demais colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde e Regional de Saúde.

A Gestora Regional de Saúde, Rita Paz, falou sobre a atividade. “Nós que representamos a saúde da região de Caxias, em parceria com o SAMU Caxias, estamos aqui nesse momento super importante, que precisa ser celebrado. Hoje estamos em um dia simbólico, onde fazemos uma ação em alusão ao Janeiro Branco e Roxo. Reunimos alguns representantes da saúde da região para falar da importância de se cuidar”, frisou.

Franklin Maranhão, diretor do SAMU Caxias, destacou a parceria com Regional de Saúde de Caxias. “Nós temos uma parceria com a Regional de Saúde Caxias e temos que preparar os profissionais do SAMU que fazem o primeiro atendimento e agradecer. Nós temos o palestrante, psicólogo Luis Fernando, falando sobre o tema pois precisamos estar em dia com nossa saúde mental”, destacou.

Luis Fernando, psicólogo e ministro da palavra, destacou os temas abordados. “O Janeiro Branco traz essa reflexão acerca do cuidado com a nossa mente, entendendo que nós somos corpo, mente e espírito, e desse cuidado que deve ser integral. Também falamos do Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a Hanseníase, do cuidado com nosso corpo, de estar sempre buscando a equipe médica e fazendo exame de rotina”, disse.

Um evento para falar sobre esses temas, saúde mental e hanseníase, é de grande importância. Também acordar com a palavra de Deus passada da forma que aconteceu aqui, a gente se sente energizado para o resto do dia. Quando estamos bem da nossa saúde mental, o nosso corpo reage de forma positiva para tudo”, destacou Livia Sena, diretora do Complexo Hospitalar Gentil Filho, que participou do evento.

Ricardo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Caxias, representou o Prefeito de Caxias no evento e ressaltou a importância de participar de ações das Campanhas. “É fundamental sempre estarmos colaborando com a saúde da nossa população e nesse momento, em se tratando de saúde mental é mais importante ainda. Nós temos trabalhado muito para poder resgatar essas pessoas que, por algum motivo, perderam a vontade de viver e esse trabalho em conjunto é essencial”, finalizou.