A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), tem realizado investimentos em laboratórios de informática. A gestão municipal tem redobrado os esforços para renovar todos os computadores dos laboratórios de Informática da rede municipal de ensino.

As últimas escolas contempladas foram: UEM Emília Costa; UEM Marcelo Tadeu; UI Profa. Suelly Reis; UIM Jacira Gonçalves Vilanova; Escola Comunitária Nossa Senhora das Graças; UIM Filomena Machado Teixeira; UEM Doutor João Viana e Casa dos Conselhos.

Ao todo, 10 escolas já receberam laboratórios de informática, ciências e matemática como forma de auxiliar no aspecto pedagógico a comunidade estudantil. “É importante termos nas escolas esses laboratórios, pois é um incentivo a mais para estudarmos“, disse Roberto Santos, aluno.

Algumas escolas receberam computadores para serem colocados nas secretarias. “A nossa escola UI Profa. Suelly Reis agradece muito a secretária de educação por nos conceder freezer, fogão, carteiras, mesas, armários e computadores de última geração a serem colocado na secretaria da escola, isso irá agiliza as nossas demandas“, destaca Suzete Pinheiro, gestora.

A UIM Filomena Teixeira recebeu os computadores para o laboratório. “É com muita alegria que recebemos esses computadores para nossa sala de robótica. Isso irá proporcionar aos alunos mais opções no que tange ao ensino, que com esse apoio iremos galgar novos rumos. Os computadores irão inclusive possibilitar novas possibilidades de aprendizado“, agradeceu Marinalva Oliveira, gestora.

O coordenador da Educação Tecnológica da Semect, explica os benefícios da implantação desses computadores nas escolas. “O compromisso da Prefeitura de Caxias (MA), pensado pelo Prefeito Fábio Gentil e a secretária Ana Célia, é melhorar o ensino em todos os setores, e a informática é de suma importância para o desenvolvimento tecnológico, em que o aluno irá utilizar como uma ferramenta necessária paro o seu desenvolvimento“, frisou Diego Assunção, coordenador de Educação Integral, Tecnológica, Profissionalizante e Remota.

A Semect segue investindo na aplicação de atividades e projetos interdisciplinares com uso de tecnologia, que têm ajudado no desenvolvimento de habilidades que farão parte do futuro pessoal e profissional dos estudantes. A secretária de Educação de Caxias Ana Célia Damascenodestaca por que Caxias se tornou referência em implantação de laboratórios de informática.

O intuito da Secretaria de Educação é de ajudar as gestões escolares. O Prefeito Fábio Gentil se preocupa com o ensino e com a educação. Estamos ofertando um serviço de qualidade para os alunos da rede municipal de ensino. Outro ponto bastante relevante é que algumas escolas municipais estão passando por uma nova roupagem nos laboratórios de informática, onde eles estão se tornando um espaço espaço maker em Caxias. Serão espaços onde os estudantes põem a ‘mão na massa’ com as ferramentas da robótica e da informática. Assim tornaremos esses ambientes próprios para estimular a criatividade”, explicou Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).