A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, reuniu no auditório da Câmara Municipal nessa quinta-feira (26), com orientadores sociais, facilitadores de oficinas, que atuam nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

O nosso objetivo é fazer o planejamento com os profissionais que diariamente realizam um excelente trabalho com as crianças e adolescentes, e acolhem as famílias em situação de vulnerabilidade, orientam e desenvolvem diversos trabalhos junto a essas famílias“, disse Alyne Raynara, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCDV).

A planejamento também contou com capacitação, onde os profissionais puderam conhecer o que podem melhorar dentro do serviço que já desenvolvem, com acolhimento, educação e o trabalho lúdico dentro dos programas e projetos sociais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

A gente achou muito importante ter esse contato com o grupo de orientadores tanto da primeira infância, quanto o grupo de 7 a 17 anos. Vamos ter vários assuntos trabalhados sobre o serviço, as temáticas que serão trabalhadas durante o ano, além da educação e acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade”, disse Nilcéia Surama, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCDV).

Esses momentos são preparados para capacitar orientadores sociais e facilitadores de oficinas. A gente trabalha o planejamento, e nós também estamos priorizando as pessoas com deficiências dos Centros de Convivência, do Centros da Juventude, pessoas que estão referenciadas nos CRAS, que estão sendo acompanhadas. O trabalho do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, vem complementar o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)”, destaca Raiane Santos, coordenadora da Proteção Social Básica.

A SMADS também aguarda que o governo federal possa retornar recursos que foram suspensos na gestão anterior, para que os trabalhos sejam intensificados com mais qualidade ainda. Atualmente a maior parte dos programas e projetos sociais estão sendo custeados com recursos próprios. Para a secretária, Ana Lúcia Ximenes, a interação entre os profissionais é muito importante neste reinício de trabalho em 2023.

Nós temos uma equipe grande no serviço de convivênica. Em um momento como esse, os nossos orientadores sociais são as pessoas que recebem, que convivem com as pessoas que ali estão . Então, este momento a gente entra em contato com o novo, troca experiências, com formas de trabalhar diferentes. Além disso, tem a parte de humanização porque esses orientadores lidam com pessoas que vêm de realidades muito diferentes”, destacou Ana Lúcia Ximenes, secretária da SMADS.

Em 2022 o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) acompanhou um total de 6.500 famílias, nos Centros de Referência da Assistência Social do: Bacuri, Caldeirões, Itapecuruzinho, Pirajá, Mutirão/João Viana e Engenho D’água. Já os atendimentos individuais foram 15.013. Foram realizadas 1067 visitas domiciliares.

Já os usuários participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da ‘Primeira Infância’ de 02 a 06 anos, são 287 ativos, dos 337 cadastrados. Os da faixa etária de 07 a 17 anos, são 459 participantes ativos, dos 674 cadastrados.