Saúde mental e empreendedorismo andam juntos. Para que a prosperidade dos microempreendedores possa acontecer, é necessário o cuidado tanto com a saúde financeira nas iniciativas empreendedoras, como também com a saúde do corpo e da mente. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, por meio da Sala do Empreendedor, promoveu uma palestra sobre saúde mental, ministrada pela psicóloga, Francisca Leite, nessa sexta-feira (27).

“A maior parte do nosso tempo passamos no trabalho. Então, esse ambiente precisa ser saudável de forma a proporcionar saúde física e mental a todos os servidores. Agradeço a palestrante por estar aqui, muito obrigado”, disse Williams Maranhão, secretário municipal de Indústria e Comércio.

“Em primeiro lugar, nós precisamos dar o melhor para si mesmo. Pois não conseguimos acolher o colega de trabalho ou os familiares se primeiro não acolher a mim mesmo. Precisamos entrar em contato com as angústias, com os problemas e as emoções. Todo processo de psicoterapia começamos pelo autoconhecimento, para que depois possamos compreender o mundo ou quem está do meu lado. Então, se eu não me conheço, provavelmente não irei conseguir acolher quem está do meu lado. A gente precisa de um ambiente de trabalho positivo para todos”, disse Francisca Leite, psicóloga.

Diariamente os profissionais da Sala do empreendedor e outras repartições sediadas no Centro de Cultura, recebem os caxienses e para bem recebê-los, portanto é necessário que todos estejam em equilíbrio para que o atendimento seja de qualidade. Foi pensando nisso que a Sala do Empreendedor oportunizou um momento de reflexão sobre como cada pessoa está fisicamente, mentalmente, socialmente e emocionalmente.

“Esse evento fala sobre saúde mental no trabalho, para nós da Sala do Empreendedor, é muito importante. Aqui nós somos bem unidos, e tenho certeza que depois dessa palestra vai contribuir mais ainda para a união dentro do nosso trabalho”, frisa Adriana Valéria, agente de Desenvolvimento.

“A palestra foi um bate-papo que serviu para entendermos que somos pessoas que têm dias que estamos de um jeito e outro dia de outro, mas estamos trabalhando juntos para atender da melhor forma possível. Então, que possamos ter empatia cada vez mais, e que esse bate-papo tenha servido para isso”, disse Dayana Lopes, contadora da Sala do Empreendedor de Caxias.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a saúde mental é o completo estado de bem estar físico, mental e social em que a pessoa reconhece suas habilidades e consiga lidar com os estresses do dia a dia, para assim poder trabalhar de forma produtiva e frutífera contribuindo com a sociedade.

A Campanha Janeiro Branco tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os cuidados com a saúde mental, pois mais de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão, ou seja, mais e 5% da população.

Ao longo da palestra foram realizados momentos de relaxamento, reflexão, relatos de experiência e a construção de uma árvore dos desejos para o ano de 2023, em que cada pessoa pôde colocar no papel onde pretende melhorar durante o ano.

“É muito importante essas informações. No ambiente de trabalho é sempre importante estar bem consigo para que possamos atender bem e assim fazer com que o ambiente de trabalho se transforme em nossa segunda casa”, destaca Ubiracilda Ribeiro, agente de Desenvolvimento.

“Foi uma palestra muito boa. Eu fiquei surpreso e gostei muito do que vi”, disse Braz Sousa, espectador.

“Nós temos que agradecer a Deus para que coisas dessa natureza possam ocorrer em nossa vida. Para a nossa reparticipação isso foi muito positivo. Eu tenho certeza que tudo que foi trabalhado dará mais alegria e respeito, além de harmonia no trabalho”, disse Antônio Carlos, secretário adjunto de Industria e Comércio.