Começou nesse sábado (28) e segue até este domingo (29), iniciando a partir das 16h, a Exposição Artdelas, que reúne peças do artesanato caxiense no Shopping Center de Caxias. Organizada pela Associação dos Artesãos de Caxias, com o apoio da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS) e da Coordenação de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva, o evento visa proporcionar aos caxienses e visitantes do Shopping produtos confeccionados pelos profissionais do artesanato local. A exposição conta também com artesãos que fazem parte da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

“É uma exposição onde você encontra um artesanato variado. Tem muita coisa boa e de bom preço. Todos estão convidados. Nós agradecemos ao Caxias Shopping que cedeu o local. Hoje estou lançando jóias com sementes da terra, elas são exclusivas para este evento”, disse Neta Pinheiro, presidente da Associação dos Artesãos de Caxias.

“Se unem hoje a SMADS com a Secretaria da Mulher e a Associação, junto com o nosso artesanto mostrando nossa arte. Elas fazem muitos cursos para melhorar o acabamento. Convido todos a participarem”, disse Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

A proposta reúne trabalhos dos artesãos com um variedade de peças artesanais, dentre elas: bolsas, colares, brincos, tapetes, cestas, redes, peças decorativas, camisas, jogo americano, mandalas, bebidas artesanais, copos, centros de mesa, dentre outras possibilidades.

“Estamos trazendo a linha infantil com brincos, fuxicos, cordões e artigos masculino. Todos podem vir, estamos aguardando vocês”, destaca Delmair Rodrigues, artesã.

“Temos sousplat de várias cores, jogos para banheiros, capas de botijão e jogo americano. A gente trabalha as peças tudo feito a mão. É muito importante esta mostra que a gente faz mostrando que o nosso artesanato é importante. Estamos aqui mostrando o nosso trabalho. Se a pessoa olha e quer outro produto, ela pode está encomendendo também”, disse Luzilene Rodrigues, artesã.

“Nós vamos estar todos os meses aqui no Shopping. A gente trouxe para agregar. Temos turbantes, colares, bolsas e brincos. As peças são a partir de R$ 10. Para o Carnaval, trouxemos as cores bem vibrantes”, destaca Jôse Teles, artesã da loja Dona Jô Afro.

“É importante a sociedade valorizar. Aqui temos vários tipos de artesanato, coisas maravilhosas. Contamos com a presença de vocês”, disse Tacyana Cardoso, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caxias (MA).

Durante a abertura no sábado, teve as seguintes atrações: Cris Duarte, Júnior Moral e Luan Bass, animaram o público presente.

A partir de agora, uma vez por mês será realizada a exposição no Caxias Shopping para dinamizar ainda mais o ambiente do artesanato caxiense, que se aprimora a cada dia, e ganha visibilidade.

“Esse é um projeto da Associação de Artesãos de Caxias. É uma oportunidade das mulheres mostrarem o empreendedorismo. A nossa coordenação tem por objetivo oferecer o suporte. Esse projeto visa mostrar que elas podem buscar a associação. Esse é um projeto que tem o apoio do Caxias Shopping que ofereceu o espaço, mas também tem o apoio da Coordenação de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), para que possamos impulsionar o mercado de Caxias”, disse Francyane Barradas, coordenadora de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva da SMADS.