O estudante da Rede Municipal de Educação de Caxias, Enos Salvador Silva Ribeiro, de 15 anos, aluno da Unidade Integrada Duque de Caxias conquistou a medalha de bronze durante a 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética. Para a família o momento é de muita alegria.

“Pra gente é muito gratificante ver esses resultados acontecendo. Estou muito feliz por essa conquista e espero que mais na frente venha outras. Queremos agradecer a escola por incluir seus alunos em um grande projeto como esse, que irá servir para vida deles e futuramente venham ser consumidores eficiente e conscientes de um bom consumo de energia”, disse Lecilda Pinto da Silva, mãe do garoto.

A 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) com a coordenação de Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e a Equatorial Maranhão, tendo como objetivo levar informações sobre o uso consciente de energia elétrica por meio de desafios e provas. Para o professor Josué, o sentimento é de dever cumprido.

“Eu estou muito feliz, com essa conquista vejo que todo esforço é válido, esse prêmio da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética organizada pela ANEEL junto com as Concessionárias de Energia de todo o país é uma forma de incentivar o consumo racional de energia, preservando e evitando gastos desnecessários. Então, essa Olimpíada foi organizada para trazer um pouco desse conhecimento de consumo consciente para dentro da sala de aula. Aqui no Maranhão, o suporte é da concessionária Equatorial, onde os alunos participam por meio de teste e prova, dependendo do alcance de pontos do aluno, o mesmo pode ser um medalhista de ouro, prata ou de bronze, ganhando como premiação: notebooks e outros prêmios de um valor um pouco maior. Aqui o nosso aluno conseguiu a medalha de Bronze, para nossa felicidade”, destacou Josué de Jesus Sousa, professor

Aos 15 anos de idade, Enos Salvador Silva Ribeiro é estudante do 9º ano da Rede Pública Municipal de Caxias. Para ele, a conquista só o impulsiona a continuar estudando. “Me inspirei no meu professor e na minha família, uso minhas palavras neste momento para agradecer a eles por ter me dado esse incentivo. Se hoje estou ganhando essa medalha é porque me esforcei e mostrei muito da minha habilidade do que eu estudei”, destaca Enos Salvador Silva Ribeiro, aluno.

A conquista veio através do incentivo dos profissionais da escola UI Duque de Caxias, que inscreveram o estudante na competição.“Só temos a crescer a cada dia, esse é o nosso objetivo. Temos uma equipe preparada e estamos sempre conversando e pensando em melhorias na aprendizagem, essa é mais uma conquista pra nós”, reforçou Maria Márcia Costa Sampaio, gestora escolar

SOBRE A OLIMPÍADA

A 2ª edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) contempla alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil. Por meio de provas e desafios gamificados, os participantes têm a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre um assunto importante, a Eficiência Energética. A proposta é fornecer informações e conhecimentos sobre sustentabilidade e responsabilidade social, ambiental e Eficiência Energética para desenvolver o consumo consciente nas novas gerações de consumidores de energia elétrica.

A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee) e realização das concessionárias de energia: CELESC Distribuição, CEMIG Distribuição, COPEL Distribuição, Grupo CPFL, Grupo EDP, Grupo ENEL, Grupo ENERGISA, Grupo EQUATORIAL, Grupo NEOENERGIA e LIGHT.

Um dos objetivos da ONEE é tornar essa nova geração de consumidores em agentes multiplicadores da temática. Ao todo, 22 mil medalhas de ouro, prata e bronze foram distribuídas aos participantes destaques na olimpíada, além de menções honrosas, notebooks e bolsas de estudos. Estudantes de cada uma das 34 distribuidoras de energia elétrica participantes do evento participaram de uma solenidade de premiação na sede da ANEEL, em Brasília.