SAÚDE – Projeto Lean nas Emergências é implantado no Complexo Hospitalar Gentil Filho e visa aprimorar processos de trabalho
A equipe do Complexo Hospitalar Gentil Filho participou nesta segunda-feira (30) de um encontro com representantes do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, para serem apresentados ao Projeto Lean nas Emergências, que será implantado na unidade.
O objetivo do Projeto é combater a superlotação hospitalar nas mais diversas áreas de atendimento: emergência, internação, exames diagnósticos, centro cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), através de métodos e ferramentas que colaboram para a gestão avançada dos processos hospitalares, o desenvolvimento dos profissionais e mudança na nos processos de trabalho, que vai resultar em um melhor atendimento no tempo adequado ao paciente que seja acolhido no Pronto Socorro.
“Aqui temos profissionais de setores diversos, desde a enfermagem, até limpeza, maqueiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e todo o público do hospital, para que eles conheçam o projeto, porque só funciona se a equipe estiver unida” destacou Livia Sena, diretora do Complexo Hospitalar Gentil Filho.
Além de ser desenvolvido pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, o projeto está vinculado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), coordenado pelo Ministério da Saúde.
O médico consultor do Projeto, André Fernandes, destacou o processo de funcionamento do Projeto Lean nas Emergências. “Nós identificamos as situações em que existem demora e o porquê dessa demora, fazemos o diagnóstico e aplicamos as ferramentas do Lean, uma filosofia de gestão que vem da indústria. Nesse contexto, a gente tenta reduzir o tempo de espera, aprimorar os processos e fazer com que haja uma entrega de qualidade para o paciente”, explicou.
“A implementação do Lean nas Emergências é de suma importância para nossa unidade, já que o nosso hospital é referência de urgência e emergência no nosso município, onde a gente realmente tem essa lotação na nossa urgência e nas nossas enfermarias. Esse projeto vem justamente para nos auxiliar, para melhorar esse fluxo nas urgências, fazendo que ela seja mais tranquila e adequada” destacou Mary Lima, supervisora da clínica médica.
A Secretária de Saúde, Mônica Gomes falou sobre a implementação de projetos no município. “A Planificação vem abrindo portas em todas as esferas de gestão, como na Atenção Primária, na Média e Alta Complexidade, agora chegou a vez da Rede Hospitalar. Essa parte do projeto que trata de urgência e emergência vai contemplar inicialmente o Complexo Hospitalar Gentil Filho, mas logo estaremos expandindo para Maternidade Carmosina Coutinho, Hospital Infantil e UPA”, disse.