A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Muncipal de Saúde em parceria com o Selo Unicef, estão unidos para intensificar a vacinação de crianças. Lançada em dezembro de 2022, a Busca Ativa Vacinal (BAV) é uma estratégia do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desenvolvida em parceria com a Pfizer e com apoio da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, que visa contribuir com os municípios dessas regiões Norte e Nordeste para encontrar crianças menores de 5 anos que não foram vacinadas ou estão com a vacinação atrasada, e tomar as medidas para que elas recebam todas as doses e cresçam protegidas de doenças evitáveis.

Em Caxias (MA), uma reunião entre a articulação do Selo Unicef e duas mobilizadoras do Selo que integram a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Caxias (MA), traçou estratégias para colocar a Busca Ativa Vacinal em ação.

Estivemos reunidas e o objetivo foi falar sobre a Campanha de Vacinação Infantil, cujo objetivo é o aumento da cobertura vacinal em crianças menores de cinco anos. É uma campanha do Unicef que estabeleceu esta  como uma meta do Selo Unicef para que os municípios elaborem estratégias para atingir uma maior cobertura vacinal dentro do seu município”, destaca Kiara Braga, Articuladora do Selo Unicef

A Busca Ativa Vacinal é uma estratégia do UNICEF para apoiar os municípios na garantia da imunização infantil. A estratégia incentiva a participação de diferentes áreas na BAV – como Educação, Saúde, Assistência Social, entre outras –, fortalecendo a rede de garantia de direitos.

A proposta da Busca Ativa Vacinal é contribuir para que cada município trabalhe de forma intersetorial. Uma plataforma digital, gratuita, está a disposição dos agentes locais para a identificação, registro e o monitoramento de crianças não imunizadas; e na tomada das medidas necessárias para as atualizações de vacinação. A estratégia envolve também programas de capacitação online e gratuitos, voltados a agentes comunitários de saúde, a visitadores domiciliares de outras áreas e todos os atores envolvidos na imunização infantil.

O objetivo também é frear a queda na cobertura vacinal dos últimos anos. A cobertura da vacinação contra a poliomielite caiu de 98,3% em 2015 para 70,2% em 2021. A cobertura da primeira dose (D1) da vacina tríplice viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola – caiu de 96,1% para 74,4% no mesmo período. E a cobertura da vacina pentavalente – contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b – passou de 96,3% para 70,6% (DataSUS, 2021 – consultado em 28.11.2022). Para a maioria das vacinas, a cobertura vacinal deve alcançar 95% ou mais, para que todas as crianças fiquem protegidas.

O Maranhão é um dos estados estados com as mais baixas taxas de cobertura vacinal contra a poliomielite em 2021 das regiões Norte e Nordeste: Amapá, 44,4%; Roraima, 50,2%; Rio de Janeiro, 54,1%; Pará, 55,8%; Maranhão, 61%; Acre, 61,5%; Bahia, 61,6%; Amazonas, 66,7%; Pernambuco, 67,3%; Paraíba, 68,8%.

A Busca Ativa Vacinal (BAV) é voltada aos 2 mil municípios da Amazônia e do Semiárido que participam do Selo UNICEF. A partir de março de 2023, a plataforma da BAV passará a contar com uma funcionalidade para registro, identificação e monitoramento dos casos de crianças não imunizadas ou com atraso vacinal, que poderá ser utilizada por cada município em seu trabalho diário.

A Prefeitura de Caxias (MA) já aderiu à estratégia. O próximo passo é formar e cadastrar o Comitê Gestor da BAV para que os trabalhos da Busca Ativa Vacional sejam iniciados no município.