A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) Caxias (MA), realizou nesta terça-feira (07), uma Campanha de doação de sangue entre os colaboradores, intitulada “Você também pode Salvar Vidas, Doe Sangue!”. As doações ocorreram na sede da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Durante o processo de doação foi feita uma triagem completa de estado de saúde do doador e se o colaborador estava apto a doar. Os doadores também tiveram que apresentar documentação com foto para fazer a doação.

A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas, sendo que cada doação varia de 400 a 450 ml de sangue  em uma bolsa de sangue, que pode salvar até quatro vidas. De acordo com o Hemomar, em cerca de um dia o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação.

É muito gratificante porque a quantidade de doações estão muito baixas e a gente precisa ter essa compaixão e sensibilidade de estarmos salvando vidas”, destaca Bruna Luiza, colaboradora da SMADS.

Hoje me sinto muito feliz em estar ajudando a salvar muitas vidas e contribuindo com esta excelente ação da SMADS e Hemomar“, frisa Aline Raynara, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Estamos sempre fazendo esta parceria com o município, porque as doações de sangue neste período de férias e Carnaval, tendem a ser escassaz. Essa parceria foi muito boa para que a gente possa desafogar as cirurgias de Caxias e região. Com essas doações vamos estar com o estoque abastecido para o Carnaval”, disse Enaldo Nobre, Assistente Social do Hemomar Caxias (MA).

O Hemomar nos convidou e nós temos muitas pessoas que são acostumadas a servir. Nós convidamos e hoje estamos felizes em participar dessa ação, em poder ajudar o nosso próximo”, destaca Lybbia Cantanhede, secretária municipal adjunta da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Doar sangue é um ato de amor. Uma simples atitude, vale por uma vida inteira. Seja você também um doador e semeie a esperança para todos aqueles que precisam.