Nessa sexta-feira (10), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou no auditório da Prefeitura de Caxias (MA), uma capacitação em Boas Práticas no Serviço de Alimentação para Manipuladores de Alimentos e Auxiliares Operacionais de Serviços Diversos (AOSDs).

Essas boas práticas servem para explicar um conjunto de medidas para o preparo de uma alimentação de qualidade, livre de contaminação e uma alimentação segura. As pessoas são muito participativas, é uma capacitação anual. Nós vamos aos projetos e temos um bom retorno porque eles colocam em prática”, destaca Nathália Coelho, coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da SMADS.

O encontro serviu para o compartilhamento de conhecimentos sobre seleção, preparo e como servir uma alimentação de qualidade e livre de contaminação. A capacitação abordou dentro outros temas: higiene pessoal, higiene do ambiente, preparo do alimento, higienização dos alimentos, recebimento dos alimentos e armazenamento. Os participantes fazem parte de todos os programas e projetos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Atualmente aproximadamente 70 profissionais.

A capacitação é importante porque eles nos orientam a como utilizar os alimentos. Os alimentos que estão no estoque por exemplo, quando chega o alimento novo, como lavar, guardar, como higienizar e servir. É um aprendizado muito importante para nós. Então, quanto mais a gente servir uma alimentação rica em vitaminas com todas as proteínas necessárias as crianças terão um bom aprendizado“, disse Ariane Ribeiro, manipuladora de alimentos do Centro de Convivência do Salobro.

Estamos com mais uma capacitação anual. É muito importante estas boas práticas de higiene para garantir a segurança alimentar dentro da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), nos CRAS, Centros de Convivência ou nos equipamentos de média e alta complexidade. Nós temos tentado orientar a vocês e aos nossos usuários, porque o aproveitamento de todos os nutrientes. A maioria dos nossos usuários vão aos nossos equipamentos pensando no lanche. As vezes o lanche que eles têm no equipamento da Assistência Social é a primeira alimentação dos nossos assistidos. Então, que isso sirva de estímulo para prepararmos sempre uma alimentação cada vez melhor”, frisa Libbya Cantanhede